sexta-feira, 28 de agosto de 2009
Champions 2009/10 - Fase de Grupos
Foi ontem o sorteio da fase de grupos da Champions League, época 2009/10. Com apenas um representante português, o FCP, e com um novo regime de acesso, há "novas" equipas a entrar. Apesar de não ser perfeito, este novo modelo é mais correcto que o anterior, pois permite o acesso a equipas campeãs da Hungria, do Chipre, da Bulgária ou da Suíça (outros ficaram pelo caminho).
Quanto ao FCP, a sorte não foi muito favorável. O claro favorito é o Chelsea, apesar de treinado pelo Ancellotti. O Atlético de Madrid é um adversário forte, está melhor do que no ano passado, em que o FCP o eliminou. Quanto ao APOEL, dificilmente terá uma palavra a dizer.
Nos restantes, o campeão em título, Barcelona, defronta nesta fase um dos mais fortes candidatos, o Inter de Mourinho. Bons jogos se esperam. Mas o grupo não vai ser fácil, composto por Dinamo de Kiev e Rubin Kazan, especialmente nos jogos na Ucrânia e na Rússia.
O Man. United teve um sorteio que pode parecer fácil, mas reserva algumas dificuldades, com CSKA, Besiktas e Wolfsburgo. Todas as equipas são agressivas, lutam até ao fim e os turcos são terríveis em casa.
Bayern e Juventus estão novamente juntos, acompanhados de Bordéus e Maccabi. Estes dois poderão ser surpresas.
O galáctico Real Madrid encontrará o Milan (Kaká voltará a San Siro), o Marselha de Lucho e o Zurich. Três candidatos a passar.
Os outros 3 grupos são "esquisitos", onde se esperam jogos e resultados surpreendentes. O Liverpool e o Lyon enfrentam-se e têm de defrontar a Fiorentina (que eliminou o SCP) e o Debrecen. À partida, serão os favoritos.
O Arsenal tem um grupo fácil, com AZ, Olympiacos e Standard.
O Grupo G é composto por outsiders, com Sevilha, Rangers, Estugarda e Unirea.
Os primeiros jogos são a 15 de Setembro.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Com todo o respeito, não consigo compreender como é que este novo "sistema" é mais correcto. Entram directamente os 3 primeiros classificados dos principais campeonatos, quando antes entravam apenas 2. O facto de aparecerem clubes da Hungria, Bulgária, Chipre ou Suiça, não é novidade. Não entram directamente e por isso estão, como estavam antes, dependentes do sorteio. Relemebro no ano passado: Basileia, Cluj, Anorthosis, Aalborg, Steaua, e BATE (mais dois clubes ucranianos, etc.). Já agora, Portugal tem uma óptima oportunidade para subir no ranking da UEFA, mostrando a pujança do futebol luso, pois com 3 clubes na Liga Europa é de esperar grandes resultados. Ou será que afinal nem para a Liga Europa servimos?
Quanto ao novo formato, posso estar enganado e ser pior. Achei que tinha havido uma alteração no acesso que permitia que os campeões todos tivessem mais hipóteses. Se não é, retiro.
Quanto à Liga Europa, temos 3 equipas e podem somar-se muitos pontos. Mas os ucranianos e os russo estão muito longe no ranking.
Sim, mas tanto russos como ucranianos aproveitaram a presença das suas melhores equipas em edições da antiga taça UEFA. Logo, só temos de fazer o mesmo e provar que afinal não somos inferiores a eles. Quanto à edição deste ano: Maccabi (eliminou o Salzburg), Zurique (Ventspils), Debrecen (Lègia de Sófia) e Apoel (Kobenhaven). De Itália, Espanha e Inglaterra apenas uma equipa de cada participou neste play-off. Foram as inovações do Sr. Platini...
Enviar um comentário