Um derby é um derby. As expectativas eram elevadíssimas, de ambos os lados.
O Sporting em época de maus resultados, vindo de uma mudança na estrutura do futebol, com novo técnico, procurava um resultado que animasse os adeptos e a equipa. Não há jogo melhor que receber o rival de sempre. Uma vitória sobre o Benfica seria um relançar da época.
Do lado encarnado, o Benfica precisava de recuperar o ânimo, vindo da eliminação da Taça.
Com Carlos Carvalhal no comando, o onze inicial do SCP foi num esquema que pode ser "lido" como um 4-2-3-1, com Patrício, Abel, Polga, Carriço e Caneira; Adrien e Veloso; Vukcevic, Matías e Moutinho; Liedson.
No Benfica, a ausência de Luisão foi colmatada por Sidnei. A táctica foi a do habitual 4-1-3-2, com Quim; Maxi, David Luiz, Sidnei e Peixoto; Javi; Ramires, Aimar e Di Maria; Cardozo e Saviola.
O jogo foi bom, mas mais de nervo, luta e esforço do que bem jogado, com passes de qualidade ou muita técnica.
O início revelou uma toada de estudo, em que pareceu que a mudança táctica verde confundiu os encarnados. Apesar disso, o primeiro lance foi de Cardozo que passou por Polga mas rematou muito mal.
Pelo SCP, a primeira oportunidade de golo foi de Polga, que recebe no peito, domina e só com Quim, remata por cima (se fosse outro jogador poderia ter sido diferente). Depois veio Liedson, a "besta negra" do Benfica nos últimos anos. Num trabalho notável, passou por Sidnei, rematou fortíssimo, mas Quim defendeu com qualidade.
Resposta por Ramires, que aparece na quina da área, mas chuta fraco.
Na última situação da 1ª parte, Javi quase marca num livre de Di Maria (acho que foi na marcação deste que o argentino viu um amarelo por marcar antes do apito; novidade no critério).
A 2ª parte foi mais mexida, abrindo com David Luiz a aparecer em zona de remate, mas a bola passou por cima da baliza. O momento do jogo surgiu na sequência de um canto verde: a bola sobra para Veloso, a uns 25 metros da baliza, que remata de pé esquerdo, colocadíssimo e com força, a que respondeu Quim com uma defesa brilhante.
No seguimento, Moutinho remata num ressalto, mas ao lado. De seguida, Vukcevic entra na área, mas remata à figura de Quim.
O Benfica responde em contra-ataque, com rapidez e Di Maria recebe um cruzamento de Ramires, domina mas remata às pernas de Patrício. Depois disto, alguns lances mas sem verdadeiro perigo.
Quanto ao árbitro, Proença teve uma actuação fraca. Deu um amarelo a Javi por ter entrado em campo e chocar com Vukcevic, a meio campo, sem qualquer um dos 2 saber que o outro estava lá!; não viu uma mão claríssima de Polga à entrada da área e que dava o 2º amarelo; um lance que levantou dúvidas, pelo menos aos comentadores da SportTv, foi um encosto, abalroamento ou outra coisa qualquer de David Luiz a Liedson, dentro da área; o defesa do Benfica devia ter visto um amarelo mais cedo.
Mas não foi pelo árbitro que o empate resistiu. Foi justíssimo o resultado.
Notas positivas:
geral: ambiente nas bancadas;
SCP - bom jogo de Adrien, Moutinho e Veloso, mas não deu para os 90 minutos;
SLB - bom jogo de Javi, Ramires e de Quim, o melhor em campo.
Notas negativas:
geral: o relvado;
SCP - Abel, Pedro Silva e Caneira;
SLB - Peixoto (o que é isto?!?!), Aimar e Di Maria.
Fica a classificação ao final desta jornada:
1 - Sp. Braga 28
2 - Benfica 26
3 - FC Porto 23
4 - Nacional 18
5 - Marítimo 16
6 - Sporting 15
7 - Rio Ave 15
8 - U. Leiria 14
9 - V. Guimarães 13
10 - P. Ferreira 11
11 - Naval 11
12 - Académica 10
13 - Belenenses 9
14 - Leixões 9
15 - Olhanense 8
16 - V. Setúbal 8
3 comentários:
amigo vinay esqueçeste o lance do remate do ramires em frente a baliza num certo do dimaria acho que para mim foi a oportunidade do jogo..
sobre o jogo esta tudo bem menos o quim ser o melhor do jogo, ele realmente fez uma defesa brilhante mas mais nada, melhor do jogo, talvez o Veloso ou o Garcia pelo que fizeram no seu meio campo..
sobre o David Luis so tenho uma coisa a dizer, ( apesar de nao ter feito nenhuma entrada mais dura) ele so nao conseguiu fazer foi tirar a bola aos adversarios de resto utilizando os braços as pernas empurrando puxando fez de tudo, mas o amarelo foi para o polga pela "falta" sobre o aimar.
mas o que eu mais gostei de ver foi o Jesus dizer que o empate era melhor po benfica porque assim o sporting ficava arredado do titulo, um treinador que diz isto quando acaba de perder 2 pontos para os rivais na luta por um titulo é de campeão an..
e outra não menos notavel foi ele ter dito que o normal é os resultados que o benfica tem tido agora nao os que tinha na altura das goleadas, o que quer dizer que perder e empatar e ser eliminado de competições e marcar poucos ou nenhuns golos isso é que é normal no benfica, não as vitorias as goleadas o jogar bem.. NOTAVEL!
Bruno
Bruno,
Se achas duvidoso o lance do Polga sobre o Aimar, é contigo. E o que me dizes das entradas do Adrien? Especialmente aquela por trás, a ir direito às pernas do jogador encarnado?
Celeumas e critérios há muitos, sempre dará para andarmos a discutir.
Quanto às palavras de Jorge Jesus, claramente dão mais importância os adeptos dos outros clubes. Se ele disse que o Benfica de agora é o normal, terá as suas ideias, deixa-o estar.
Quanto à divisão de pontos, além de justa pelo que se passou em campo, tens dúvidas de que é um mal menor para o SLB? Pode o campeonato dar uma grande volta, mas se olhares bem para a classificação, quem ficou pior? O SCP fica a 13 do Braga, 11 do Benfica e a 8 do Porto! Achas que está tão errado dizer que foi mau???
Parafraseando e Homenageando um treinador que, segundo consta, está a lutar pela vida, num determinado comentário sobre um outro determinado treinador (que viu a sua equipa rematar 54 vezes num jogo da taça com o Guimarães):
"Na minha terra um vintém é um vintém e um cretino é um cretino".
Está tudo dito.
Enviar um comentário