segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Se não dá à força...


As noites de verão estão a acabar. Ainda com calor na rua, apareceram 13 para o jogo.

As equipas alinharam:
AA - Duarte, Tiago, Lopes, David, Hélder, Chrystello e Pirralha;
BB - Nunes, Bruno, Akhil, Nuno, Ricardo e Vinay.

Com tanta gente, especialmente nos AA, era importante assegurar que as substituições não falhassem. O jogo tinha de ser rápido, aproveitando que havia suplentes.
Os AA entraram para ganhar, tentando apertar com as marcações altas, impedindo a construção do jogo dos BB. Com a liderança de Hélder, que assumiu a posição de gaurdião, Tiago e Duarte pegaram na batuta. Duarte ficou na posição de defesa, contou com o apoio de David e Chrystello, deixando os ataques para os restantes. Lopese Pirralha apareciam para as sobras dos remates de Tiago.

Mas foram os BB que começaram melhor, apesar da pressão. Nuno assegurou a defesa, com Vinay e Ricardo ao lado (enquanto aguentou), Nunes fez mais um grande jogo, ligando a defesa ao ataque, onde Bruno e Akhil foram muito fortes.

Os golos apareceram e parecia que iria estar equilibrado até ao fim. Aqui destacou-se Tiago, com 3 golos de força e colocação. Na baliza dos AA, Hélder assinava uma exibição de luxo, defendendo com agilidade (sim, o Hélder esteve ágil). Foram inúmeras as defesas, a remates de quase todos os elementos adversários.

A mudança no jgo deu-se quando Nuno deceidiu rematar em "mijinha" - se não vai à força, tem de ser com jeitinho - e descobriu-se o caminho. Aliada a este facto, houve um desânimo em alguns elementos dos AA.

Os últimos 15 minutos foram de domínio dos BB e o resultado pendeu para o seu lado, com diferença de 3 (acho).

Prémios:
Maradona (+ influente): Hélder - foram tantas as defesas de nível elevado, mantendo a equipa em jogo;
Dominguez (+ inconsequente): Pirralha - não esteve nos seus dias, talvez por não gostar do pavilhão;
Ronaldo (+ correu): Bruno - fez um jogo quase ao nível dos seus bons jogos;
Pelé (golo + bonito): Tiago - recebendo a bola na esquerda, rodou e fuzilou, num remate fortíssimo e cruzado;
Yashin (melhor defesa): - Hélder - à escolha de entre pelo menos 3 delas.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Duo de verão



Mais uma noite de verão (em outubro) e compareceram 12 para o grande jogo. Com o convidado Francisco, as equipas alinharam:

AA - Bruno, Hélder, Lopes, David, Moreira e Francisco;
BB - Nuno, Vinay, Tiago, Nunes, Akhil e Chrystello.

O ritmo do jogo foi desde cedo alto. Apesar de nem sempre bem jogado, a alternância no marcador, a qualidade em alguns momentos e os bons golos e defesas fizeram valer o bilhete da assistência (a sra. do pavilhão...).

Nos AA, o ritmo de jogo era pautado pelos putos, Bruno e Francisco, secundados por Lopes e David e compensados, em posicionamento e liderança, por Hélder e Moreira. A boa capacidade e resistência de Francisco foi fundamental para o bom jogo dos AA, onde Bruno, apesar de momentos de algum egoísmo (apontado pelos colegas no final de jogo), no global esteve bem, Lopes num plamo mais activo e com bons pormenores, David também já se mostrou e Hélder e Moreira foram os pensadores, coordenando na defesa.

Nos BB, Nuno e Nunes (que dupla de festas de verão) foram os líderes, comandando a defesa e os lances de ataque passavam sempre por um deles. Tiago manteve a sua habilidade de falhar golos e lances de finalização fácil, embora lá tenha marcado um ou dois. Akhil já vai conhecendo os colegas e adversários e começa a mostar o seu futebol. Vinay alternou entre o bom e o menos bom, com boas recuperações de bola, passes bem medidos e grandes defesas e falhas na marcação, má finalização e um golo mal sofrido. Chrystello foi o elemento mais deconcertante. Andava por lá, a marcar o 6º jogador dos AA (jogaram sempre com 5), em muitos momentos não ajudava no ataque e pareceu sempre a contemplar o horizonte (parecia estar à janela de um edifício frente ao Tejo).

O jogo foi bastante equilibrado, a marcha do marcador sempre com diferença de 1 golo até aos últimos 10 minutos. Das vezes em que os AA ganhavam ascendente, nos golos e no domínio do jogo, Nuno marcou 2 golos à distância e tratou de manter os BB em jogo. Quando o fulgor dos AA acabou, os BB ganharam vantagem e aumentaram a diferença para 3 golos, com poucos minutos por jogar. Os AA sentiram que já não conseguiam e foi isso mesmo. O resultado final (algo como 10-7) foi justo e adequado.

Nos moementos de relevo:
- grandes golos de Nuno, com execelente colocação de bola;
- boas movimentações de combinação dos AA, entre Bruno, Francisco, David e Lopes;
- grande capacidade de recuperação e desenho de ataque de Nunes;
- 2 minutos de grande inspiração de Vinay, na baliza, efectuando 4 defesas de grande qualidade;
- penalty sonegado aos BB, pois Hélder cortou com a mão dentro da área mas fingiu que estava fora.

Prémios:
Maradona (+ influente): ex-aequo Nuno e Nunes - foram determinantes, defendendo e marcando golos;
Dominguez (+ inconsequente): Chrystello - ainda está lá à procura do gajo que estava a marcar;
Ronaldo (+ correu): Francisco - a idade tem destas coisas, os putos correm demais;
Pelé (golo + bonito): Nuno - qualquer um dos 2 golos à distância, plenos de colocação e intenção - além disso foram importantíssimos no desenrolar do jogo;
Yashin (melhor defesa): - Vinay - uma defesa assombrosa em voo tirando uma bola rematada por Bruno e que iria entrar ao canto.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

A nova BolanaQuinta




A nova época começou há 3 semanas. Com a mudança de pavilhão, a bolanaquinta rola em Carnide.

Houve alterações nos jogadores, sairam 3 (Gonçalves, Guillermo e Filipe) e entraram 2, o Duarte e o Akhil.

O 1º jogo terminou com um empate. No 2º, o resultado foi de uma vitória para a equipa com 7 jogadores.

No 3º jogo, realizado ontem, as equipas foram:
AA- Nuno, Bruno, Lopes, Moreira e Nunes;
BB - Vinay, Hélder, Akhil, Tiago e Mota (convidado).

O jogo teve de começar 4 x 4, pois Nuno demorava a chegar (mas equipou-se no túnel... das Olaias).

Nos primeiros momentos, 2 destaques:
- o golo dos AA, por Bruno;
- a acrobacia, já a começar a nova época, de Vinay, a mostrar que quem sabe não esquece.

Depois de estarem todos presentes, o jogo teve bom ritmo, mas ainda se nota que estamos em fase de arranque. Mas já se viram bons lances de jogo.

Nos AA, o destaque vai para o colectivo: souberam jogar em equipa, aproveitando parte das inúmeras situações de golo que tiveram. Bruno foi o motor, bem acompanhado por Nunes e Nuno; Moreira esteve ainda apagado e Lopes andava por lá, umas vezes acertava, outras...

Nos BB, o desequilíbrio de ritmos foi evidente. Os miúdos Akhil e Mota entraram a todo o gás, mas "rebentaram"; já Hélder e Vinay jogaram gerindo o esforço, mas não puderam aguentar com as incríveis perdas de bola no ataque, onde Tiago falhou quase tudo que havia.

Apesar disto, o resultado esteve muito nivelado, pois nos momentos em que os AA ganharam avanço de 2, os BB marcaram de imediato. Apenas nos últimos 5 minutos houve a definição da vitória dos AA (julgo que por 3 de diferença).

Prémios:
Maradona (+ influente): Bruno - fez a diferença;
Dominguez (+ inconsequente): Tiago - incrível como desperdiçou (quase) tudo;
Ronaldo (+ correu): Nunes - quando jogou à frente, esteve sempre a correr;
Pelé (golo + bonito): Nuno - grande remate, cheio de força, a fuzilar, mesmo à distância;
Yashin (melhor defesa): - Vinay - grande defesa a remate de Nuno, que finalizava uma boa jogada dos AA.

P.S. A tabela reflecte os 3 jogos. O Akhil só foi contabilizado como fixo a partir de ontem.