domingo, 4 de dezembro de 2011

Euro 2012 - Sorteio Fase Grupos


Foi na sexta feira que rolaram as bolas do sorteio dos grupos do Euro 2012, na Polónia e Ucrânia.

Com Portugal no pote 3, havia sempre a perspectiva de um grupo difícil e foi isso que calhou. Tendo calhado no grupo B, temos a companhia de 3 selecções que já conquistaram este troféu: Alemanha, Dinamarca e Holanda. É um grupo fortíssimo, o mais empolgante dos 4 e que promete grandes jogos.
O primeiro jogo é contra a Alemanha, novamente uma das favoritas à vitórias, onde se destaca o colectivo mas com grandes individualidades - Neuer, Khedira, Ozil, Muller, Gomez, Shweinsteiger, Podolski e os "novos" Kroos e Gotze.
Segue-se a Dinamarca, que nos empurrou para os play-off, onde se destaca Sorensen, Bendtner, Rommedahl e Poulsen.
Para acabar, a Holanda, vice-campeã do Mundo, o melhor ataque na qualificação, com uma dinâmica de jogo muito própria, destacam-se, entre outros, Stekelenburg, Van Bommel, Kuyt, Sneijder, van Persie, Robben e Huntelaar.

É um grupo para homens de barba rija!

O grupo A é o oposto, englobando 4 selecções que não estão no topo dos rankings actualmente - Polónia, Grécia, Rússia e Rep. Checa. A Rússia e a Grécia (de Fernando Santos) são as selecções mais fortes, mas a Polónia joga em casa e pode ter uma palavra a dizer. Os checos estão a construir uma nova equipa e deverão ser os menos fortes.
Os vencedores deste grupo cruzam com os do grupo de Portugal.

No C, a campeã em título (e do Mundo) terá de defrontar a Itália, a Irlanda e Croácia. O favoritismo é dos espanhóis e italianos mas atenção aos irlandeses, muito bem comandados por Trapattoni. A Croácia é um incógnita. Este grupo abre com um Espanha-Itália!

No D, o outro organizador, a Ucrânia, tem a Suécia, a França e a Inglaterra. Aqui é difícil apontar claros favoritos, já que os gauleses estão a recuperar do péssimo Mundial e os ingleses têm os problemas de sempre (egos elevados e qualidade limitada, apesar de Capello ser o líder).
Os vencedores do C cruzam com os do D.

O torneio começa a 8 de junho e até lá haverá tempo para os jogos treino e os habituais problemas de escolha dos seleccionados.

Sem comentários: