quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Altas rotações no pavilhão

A nova época iniciou-se em setembro. Foram dois jogos muito animados mas ainda em ritmo de pré-época.

Em outubro o andamento é outro. O primeiro jogo teve as seguintes equipas:
de branco: Costa, Akhil, Parito, Bruno e Vinay;
de escuro: André, Fábio, Mauro, Mário, Jorge e Carlos.

Desde cedo se percebeu que iria ser um jogo frenético. Com um ritmo elevado, os jogadores deram tudo em campo, lançando-se em jogadas de ataque e contra-ataque, embora nem sempre com o melhor juízo. Os de branco andaram quase sempre na frente do marcador fruto de uma estratégia assente na segurança na baliza, onde Costa e Vinay brilharam, e nos rápidos ataques entre Bruno e Akhil. Do outro lado, Mário foi o mais inconformado, bem apoiado por Jorge e André, cujos remates poderosos foram conseguindo manter o resultado aproximado.

Neste novo formato de jogos mais prolongados, a gestão das forças terá de ser diferente. A energia dos de branco foi-se esgotando e nisto os "putos" ainda têm de aprender algumas coisas. Quando já se contava com a vitória, com o tempo em contagem final, os de escuro conseguiram marcar dois golos de rajada e empataram no último suspiro. O resultado final foi de 12-12!

Prémios:

Maradona (+ influente): Bruno - fez um grande jogo, liderando a equipa e gerindo o ritmo; marcou e deu a marcar;

Ronaldo (+ correu): Bruno - fez um jogo endiabrado, com alta rotação, apesar de já o ter conhecido mais magro;

Pelé (golo + bonito): André - num jogo com tantos golos, destaca-se um míssil com que fulminou a baliza adversária;

Yashin (melhor defesa): Ex-aequo entre Costa e Vinay - muitas defesas entre Costa e Vinay, mas a de cabeça por Costa e a palmada de Vinay a uma bola que sofreu um desvio foram os destaques;

Bryan Ruiz (maior falhanço): Costa - num lance de insistência, a bola sobrou para Costa que só tinha de encostar, mas decidiu que à força é que era e a bola foi para o 3º anel;

Roberto (maior "frango"): Akhil - deu o golo do empate aos adversários, no último remate à baliza, estando encostado ao poste e com as mãos nos bolsos.

segunda-feira, 3 de julho de 2017

O último da época 16-17

Foi o último jogo da época 2016-17 do Bolanaquinta. Com as naturais ausências de início de verão, alinharam:
- de branco: Vinay, Bruno, Carvalho, Costa e Akhil;
- de escuro: Mauro, Mário, Fábio, Carlos e André.
Desde cedo se ouviram vozes a reclamar do alinhamento, sem razão aparente. Apesar disso, o jogo seguiu. Numa partida intensa, os de branco confirmaram o seu melhor momento de forma, desenhando grandes jogadas de ataque e contra-ataque. Com base numa sólida dupla de guarda-redes, alternando entre si, foi com naturalidade que os de escuro, que deram também eles um grande espéctaculo, foram ficando para trás no marcador. No final, os de branco ganharam por algo como 11-6.

Prémios:

Maradona (+ influente): Vinay - grande exibição em jogo completo, defendendo na baliza e no campo, atacando ferozmente, marcando e assistindo os colegas;

Ronaldo (+ correu): Mário - tentou carregar a equipa às costas, compensando os erros dos colegas;

Pelé (golo + bonito): Carvalho - numa grande jogada de equipa, a bola passou por todos e Carvalho finalizou com classe;

Yashin (melhor defesa): Costa - muitas defesas entre Costa e Vinay, mas ressaltou uma com o pé, numa estirada fantástica.

Para o ano (lectivo) há mais, a partir de setembro. Boas férias a todos os jogadores, atuais e antigos!


segunda-feira, 26 de junho de 2017

A reviravolta da bazófia

Para o penúltimo jogo da época foram chamados alguns convidados face às ausências antecipadas. As equipas foram decididas tendo em conta os níveis de bazófia dos habituais participantes, ficando os mais "fortes" nos de camisola escura.
Alinharam:
de escuro: Mauro, Mário, Carlos, André, Bruno e Carvalho;
de branco: Akhil, Vinay, Parito, Costa, Sheevam e Bhaven.

O jogo começou numa toada desconcertante com os de branco a dominar as operações. Sem surpresa, o resultado acelerou para uns incríveis 2-7! Quando as vozes de espanto se começaram a ouvir, a bazófia passou das gargantas para os pés e os de escuro puxaram dos galões. De rompante, começaram a marcar golos e mais golos, uns de sorte, outros de inspiração. Quando deram por ela, os de branco já estavam a perder por 10-8! Quando tentaram recuperar forças, já era tarde e os de escuro não deixaram.
O resultado final demonstrava o grande jogo dos de escuro, que ganharam por 14-10 (acho eu).

Prémios:

Maradona (+ influente): Bruno - nunca baixou os braços e empurrou a equipa, motivando a recuperação;

Ronaldo (+ correu): Bruno - muita luta, muitos sprints, sempre a ajudar a equipa;

Pelé (golo + bonito): André - fintou tudo e todos, com slaloms em força, marcando um golo genial;

Yashin (melhor defesa): Mauro - merece o prémio pelo feito inmprovável de ter defendido bem em dois lances contra o Sheevam, em momentos chave.

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Até ao minuto final

Mais um jogo de bolanaquinta, com direito a crónica.

Desta feita, compareceram:
Vermelhos: Filipe, Mauro, André, Fernando, F. Carvalho e Akhil;
Outros: Parito, Bruno, Carlos, Fábio 2, Vinay e Mário.

O jogo começou com algumas vozes a referir que as equipas estavam desequilibradas, mas provou-se que não. Foi um desafio rasgadinho, sempre a correr e o resultado final com uma vitória por 1 golo de diferença, 9-8, para os "outros". O golo da vitória foi obtido no último minuto!

Prémios:

Maradona (+ influente): Mário - foi o motor da equipa, com muito trabalho defensivo e ofensivo, jogou e fez jogar;

Ronaldo (+ correu): Mário - sempre em movimento, deu muito trabalho a quem o tentou acompanhar;

Pelé (golo + bonito): Vinay - um remate "de bico" a fuzilar a baliza à guarda de Fernando, com a bola a descrever um arco e sem dar hipóteses.

Yashin (melhor defesa): Fernando - com o pé a um remate quase à queima roupa.

terça-feira, 23 de maio de 2017

As prendas aos brancos

Uma noite de jogo, com calor e festa no campo. Compareceram:
de branco - Hélder, Costa, Carlos, F. Carvalho, Mauro e Akhil;
de escuro - Mário, Parito, Fábio II, Bruno, André e Vinay.

Jogo equilibrado e com muitos golos. A equipa de escuro teve um domínio da posse de bola e os de brancoo marcaram mais golos, seja em contra-ataque, seja a aproveitar as muitas ofertas dos adversários. Inacreditável como os de escuro ofereceram 4 ou 5 golos. No fim, vitória sólida dos de branco por 12-9, ou algo parecido.

Prémios:

Maradona (+ influente): F. Carvalho - dominou o jogo com o seu posicionamento, fez a equipa jogar com a sua qualidade de passe, e também marcou golos;

Ronaldo (+ correu): Mário - muitas recuperações de bola em que saiu a jogar; atacou e defendeu sempre em alta rotação;

Pelé (golo + bonito): F. Carvalho - dominou a bola na linha de meio-campo e foi bailando, iludindo o seu marcador, colocando o remate rasteiro e junto ao poste, sem hipóteses;

Yashin (melhor defesa): Hélder - numa mancha junto ao poste, cobriu todo o espaço disponível.

P.S. post editado e corrigido após queixas na Federação.

sexta-feira, 12 de maio de 2017

O milagre aconteceu, renasce o blog

Regressa o blog da bolanaquinta!!!

Após 3 anos e qualquer coisa de pausa, eis que o "milagre" acontece. Talvez seja coincidência (ou talvez não), a 12 de Maio e com a chegada do Papa a Portugal, o blog renasce.

Com muitas mudanças de plantel, o bolanaquinta recuperou-se no início da época 2016/17. A hora e o local mantiveram-se, o homem de Marte também. A qualidade do tratamento da bola vai sendo ajustada às movimentações do plantel e à evolução das qualidades e capacidades dos participantes, ou seja, está cada vez melhor!

Muitos jogos se disputaram desde setembro, com momentos memoráveis, jogadas incríveis, golos para todos os gostos, defesas e perdidas também. Infelizmente, também houve lesões que vieram limitar a participação de alguns elementos. Ao Lopes, as melhoras e rápida recuperação.

Devido à tardia recuperação do blog, não haverá uma tabela para esta época. Quem sabe para o ano possamos tê-la.

Ontem houve mais um jogo, ao qual compareceram 12:
de branco - Filipe, Hélder, Vinay, Costa, Carlos e Akhil;
de escuro - Moreira, Mário, Mauro, Parito, Fábio II e Ronite.

Depois de um início fulgurante, os brancos viram-se a ganhar por 2-0. Os de escuro foram tomando conta do jogo com o passar dos minutos, embora os de branco estivessem sempre perto de marcar mais. Com alguma sorte à mistura, a pressão alta dos de escuro resultou e o resultado virou para 2-4. Na parte final do encontro, em duas jogadas de lançamento da bola desde a sua defesa, os de branco empataram para o resultado final de 4-4.

Prémios:

Maradona (+ influente): Akhil - de cara lavada e ar de bebé, esteve muito ativo no ataque, sempre a alvejar o Ronite e foi o marcador de todos ou quase todos os golos da sua equipa;

Ronaldo (+ correu): Akhil - muitas vezes lutou sozinho contra 3 defesas, mas deu conta do recado;

Pelé (golo + bonito): Akhil - na primeira jogada do encontro, fintou 2, dando um nó em Mário, e enganou o Ronite, colocando a redondinha lá dentro;

Yashin (melhor defesa): Hélder - a defender com uma palmada um remate colocadíssimo de Mauro.