quinta-feira, 27 de março de 2008
E o burro sou eu?! (ainda pergunta)
Pois é, ainda não foi desta, nem à terceira. A selecção orientada por Scolari não conseguiu evitar perder com os gregos. O novo "papão" dos portugueses, depois dos italianos e dos franceses.
O que falhou desta vez?
1-As ausências de Cristiano Ronaldo e Deco servirão como desculpa, mas também deveriam ter servido para conhecer as alternativas e consolidar o espírito de equipa, quando faltava a "estrela".
2-O modelo de jogo foi o mesmo, com o chamado 4-3-3, que não é mais do que um 4-5-1 com 2 extremos. E do outro lado o mesmo de sempre, garra, rigor e alguma qualidade.
3-A falta de soluções atacantes, nomeadamente o ponta-de-lança, questão referida por Carlos Queirós e mal recebida.
4-Foram feitas experiências com novos jogadores.
Estes pontos todos podem ser usados para justificar. Mas afinal o que falta para ganhar aos gregos e ser um dos favoritos a ganhar o Europeu?
Pegando nos pontos anteriores:
1 e 2-Se faltam 2 jogadores fundamentais, sendo um deles claramente o melhor de todos, tem de ser formada uma equipa que faça por superar essas ausências, mudando o sistema e tirando benefícios de outro tipo de jogadores e jogo.
3-É uma verdade antiga e um erro de formação que parece não ser solucionado ou solucionável (isto é questionável). Mas mesmo não sendo Torres, Villa, Nistelrooy, Drogba, Luca Toni ou outros, estão lá Nuno Gomes, Hugo Almeida, Postiga e Makukula. Que fazer com estes? Joga um só? Não pode ser o Gomes, jogam 2, então o Gomes e mais 1, como se viu ontem. Mas assim, tem de sair 1 do meio campo. Isso é um problema?
4-Apesar de estar há tantos anos na selecção, Scolari só agora chamou o Carlos Martins e integrou com regularidade o Jorge Ribeiro. Claramente veio tarde, mas veio. Espera-se que até ao Europeu não sejam feitas mais experiências, a não ser a escolha correcta de guarda-redes.
Este ponto é novo e pouco referido (ainda). O Ricardo parece titular e não sai dali, o Quim é a 2ª opção. O 3º tem sido o Rui Patrício, ficando de fora o Eduardo (Setúbal) e o Nuno Espírito Santo (FCP). Não me parece ser a melhor opção.
Vamos ver o que se segue.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Depende.
Se estiver a fazer bluff não é.
Se não se aperceber do que vai mal então é.
Mesmo que a hipótese seja a 1ª a selecção não é tão boa como em eventos anteriores...
Esperemos para ver.
Bom texto!
Enviar um comentário