segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Época 2009/10 - Clássico 1 - FCP 1 - SCP 0

Foi o primeiro clássico desta época, no Dragão, entre azuis e brancos e verde e brancos.

Só vi o jogo entre os minutos 12 e 75, pelo que já estava 1-0. Vi no resumo que o início do FCP foi muito forte, particularmente com Hulk a explorar a pouca forma de Grimi. Nos primeiros 3 minutos, 2 lances de grande perigo e 1 golo. Polga está muito mal e Paulo Bento insistiu em pô-lo a titular. A falta que o árbitro assinalou foi num lance com ele (fiquei com dúvidas se houve falta). Cruzamento e Falcao aparece a cabecear num erro de marcação de Polga.
Com a vantagem desde cedo, ainda houve mais uns calafrios na defesa do SCP. Aos 15 minutos houve uma acalmia e o jogo ficou equilibrado. Os jogadores do SCP começaram a ganhar o meio-campo e a atacar. Em 3 situações podiam ter marcado: Matías em jogada individual, Postiga a levar a bola à trave e Falcao quase marcava na própria baliza. Pelo meio, Patrício safa 2 vezes.
Antes do intervalo, entrou em cena o critério disciplinar de Duarte Gomes. O árbitro nomeado já provocara polémica e em campo reforçou. Meireles devia ter sido expulso, por segundo amarelo numa falta sobre Abel. Teria sido decerto um jogo diferente.
Na segunda parte, aos 53 minutos o jogo fica sentenciado: Polga faz falta sobre Hulk, dentro da área, vê o segundo amarelo e é expulso. Falcao atira e Patrício faz a defesa da noite (especialista o g.r. do SCP).
Os verde e brancos ficaram com 10 e tornou-se muito complicado. Quando se esperava que o FCP fosse em busca de mais golos, Jesualdo mandou refrear os ânimos, procurando manter o 1-0.
Até ao fim, alguns lances de interesse e nova expulsão, agora de Miguel Veloso, por acumulação. O 1º amarelo foi errado, num lance em que Hulk se atira para o chão mesmo "nas barbas" de Paulo Bento. Mais um coro de protestos e o técnico leonino foi também expulso. De notar que Fucile deveria ter sido expulso também, antes de M. Veloso, numa entrada merecedora de 2º amarelo.
Destaques: Patrício e Hulk.

3 comentários:

greenheart disse...

Caro Vip Subscrevo integralmente o que escreveste.
Apenas um reparo. Mesmo jogando muito pouco e mal, alguém no futebol deve ter um gostinho especial por nos prejudicar. É demais.
Sinto-me cansado de futebol e dos tipos do apito. Este ano tem sido demais. Se querem continuar assim continuem mas não contem comigo...
Um abraço

GreenFlag disse...

Caro greenheart, não eras tu que ainda há pouco tempo (quando se sugeria alterações às leis do jogo) dizias que o erro estava sempre presente e que as alterações discutidas iam acabar com o futebol? Pois bem, aí tens! Não sei como te possas cansar. Como bem dizias, os erros irão sempre acontecer. Basta ver os jogos do SCP e do SLB. Mais, continuo a defender que são os pequenos clubes os mais prejudicados e não os grandes. Estes, por regra são beneficiados.

greenheart disse...

Caro greenflag, este não é um erro grosseiro. Este erro é de interpretação. Não estamos a falar em penalties ou foras de jogo mas em critério do arbitro... Quanto a isso só se conseguires colocar um computador a arbitrar o jogo...