quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Mundial 2010 - o sorteio

Foi já definido o critério dos potes para o sorteio, que se realiza no dia 4 de Dezembro, às 17 horas de Lisboa.

Os potes foram determinados com base no ranking Fifa de Outubro (para os cabeças de série) e nas zonas de qualificação. Assim, são os seguintes:

Pote 1 - Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e África do Sul;

Pote 2 - Austrália, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Honduras, México, EUA e Nova Zelândia;

Pote 3 - Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile, Paraguai e Uruguai;

Pote 4 - Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia e Suíça.

As condicionantes implicam que não possam cruzar-se selecções africanas nem sul americanas, bem como haja um máximo de 2 selecções europeias por grupo.

As vossas previsões/desejos para o sorteio para Portugal?
As minhas são: Argentina, Honduras, Nigéria e Portugal. Positivo, não?

Nota: Tive de corrigir a minha primeira opção, pois tinha 2 selecções sul-americanas.

4 comentários:

Anónimo disse...

Holanda
Nova Zelandia
Chile
Portugal

amigo vinay eu nao acho que este formato seja negativa assim permite haver grupos com equipas de varias continentes. e penso que quase todos os frupos vao ser equilibrados
de certeza que nao ias querer um grupo com brasil, espanha, argentina e alemanha e outro com a nova zelandia,honduras, chile e eslovénia pois nao?? pensa nisso.

abraços.

bruno

ViP disse...

Caro Bruno,

Não teci nenhum comentário quanto ao formato, mas já que falas nisso, condicionar estas fases finais tem sempre aspectos positivos e negativos. Acho bom que não se cruzem selecções da mesma região (à excepção das europeias, mas são 13!), pois desta forma se vive mesmo um Campeonato do Mundo; por outro lado, com a estratificação imposta, parece que se pretende que a 1ª fase seja a "gira" e depois estejam os mesmos de sempre.

GreenFlag disse...

O post sobre a composição dos potes foi meu. E reafirmo: qual o problema de um grupo com Brasil, Espanha, Argentina e Alemanha? A não ser ficarem dois "grandes" eliminados. Desportivamente, não vejo qualquer problema. Fianaceiramente talvez. Mas se é um problema financeiro não façam sorteio. Façam uma reunião com a FIFA e 9 ou 10 federações e decidam o que mais lhes agrada.

GreenFlag disse...

Mais, o mesmo se aplica ao vergonhoso arranjo que foi, este ano, o "sorteio" do nosso campeonato. Grandes não se podem encontrar nas primeiras jornadas porque é Verão e porque nas últimas geram mais receitas; clubes da mesma cidade/região não se podem jogar em casa simultaneamente, etc. A juntar à vergonha que são os horários televisivos (não da jornada porque os horários nada tem a ver com futebol)do futebol vejam como anda o futebol mundial e português.