Foi já definido o critério dos potes para o sorteio, que se realiza no dia 4 de Dezembro, às 17 horas de Lisboa.
Os potes foram determinados com base no ranking Fifa de Outubro (para os cabeças de série) e nas zonas de qualificação. Assim, são os seguintes:
Pote 1 - Brasil, Espanha, Holanda, Itália, Alemanha, Argentina e África do Sul;
Pote 2 - Austrália, Japão, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Honduras, México, EUA e Nova Zelândia;
Pote 3 - Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Chile, Paraguai e Uruguai;
Pote 4 - Dinamarca, França, Grécia, Portugal, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia e Suíça.
As condicionantes implicam que não possam cruzar-se selecções africanas nem sul americanas, bem como haja um máximo de 2 selecções europeias por grupo.
As vossas previsões/desejos para o sorteio para Portugal?
As minhas são: Argentina, Honduras, Nigéria e Portugal. Positivo, não?
Nota: Tive de corrigir a minha primeira opção, pois tinha 2 selecções sul-americanas.
4 comentários:
Holanda
Nova Zelandia
Chile
Portugal
amigo vinay eu nao acho que este formato seja negativa assim permite haver grupos com equipas de varias continentes. e penso que quase todos os frupos vao ser equilibrados
de certeza que nao ias querer um grupo com brasil, espanha, argentina e alemanha e outro com a nova zelandia,honduras, chile e eslovénia pois nao?? pensa nisso.
abraços.
bruno
Caro Bruno,
Não teci nenhum comentário quanto ao formato, mas já que falas nisso, condicionar estas fases finais tem sempre aspectos positivos e negativos. Acho bom que não se cruzem selecções da mesma região (à excepção das europeias, mas são 13!), pois desta forma se vive mesmo um Campeonato do Mundo; por outro lado, com a estratificação imposta, parece que se pretende que a 1ª fase seja a "gira" e depois estejam os mesmos de sempre.
O post sobre a composição dos potes foi meu. E reafirmo: qual o problema de um grupo com Brasil, Espanha, Argentina e Alemanha? A não ser ficarem dois "grandes" eliminados. Desportivamente, não vejo qualquer problema. Fianaceiramente talvez. Mas se é um problema financeiro não façam sorteio. Façam uma reunião com a FIFA e 9 ou 10 federações e decidam o que mais lhes agrada.
Mais, o mesmo se aplica ao vergonhoso arranjo que foi, este ano, o "sorteio" do nosso campeonato. Grandes não se podem encontrar nas primeiras jornadas porque é Verão e porque nas últimas geram mais receitas; clubes da mesma cidade/região não se podem jogar em casa simultaneamente, etc. A juntar à vergonha que são os horários televisivos (não da jornada porque os horários nada tem a ver com futebol)do futebol vejam como anda o futebol mundial e português.
Enviar um comentário