sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Nível desnivelado


A noite anunciava-se de casa cheia, mas ausências de última hora, com aviso e sem, levaram 11 jogadores. Saudou-se o regresso de Gonçalves. As equipas alinharam:
AA - Gonçalves, Vinay, Chrystello, Fernando, Moreira e João;
BB - Bruno, Nunes, Luís, Rui Ev. e Rui Lopes.

As individualidades prometiam um jogo equilibrado. O que se viu foi um desnível enorme.
Se nos primeiros 5 minutos houve uma atitude de estudo mútuo, dessa avaliação concluíram os BB que seria fácil ganhar. Quando aumentaram o ritmo de jogo, os golos começaram a chover. Num ápice, o score atingiu 1-5! Parecia incrível e era, de facto. Sempre que se acercavam da baliza dos AA, era um perigo.

A mobilidade e o rigor táctico dos BB foi a chave para a vitória. Os AA não conseguiam fazer jogadas de conjunto, com uma ou duas excepções, procurando sempre o individualismo.

Dos diversos momentos do jogo, sobressaíram:
- grandes golos dos BB, destacando-se o Rui Ev. (slalom gigante), Nunes (remate cruzado), Luís (jogada colectiva); do outro lado, houve bons golos também, de Gonçalves e João;
- Rui Lopes conseguiu cavar um penalty que Vinay defendeu;
- grandes defesas de Fernando e Rui Lopes, em diversos momentos - Lopes conseguiu desesperar João, com 3 lances seguidos em que negou o golo, ao colocar-se à frente da bola de olhos fechados;
- Luís teve um encontro imediato com a bola, que vinha feito míssil disparada por João, dando o peito; aproveitou este embate para "queimar" tempo, permitindo à sua equipa respirar um pouco, numa fase de maior volume de ataque dos AA;
- Chrystello e João não se entendiam, roubando a bola um ao outro, discutindo e mesmo a atingir zonas sensíveis do corpo, quando Chrystello atira a bola com violência (e algo propositadamente) contra João;
- Moreira optou por regressar aos tempos do "cá vai bomba" de todo o lado, que em nada ajudaram;
- Bruno resolveu que o futebol em campo estava a ser fraco e decidiu mudar para o râguebi: depois de uma primeira tentativa de placagem, abortada porque seria com Gonçalves (e o risco de se magoar era muito alto), resolve atingir Vinay, deixando-o KO por uns minutos;
- o único momento (além da fase do 0-0 inicial) em que os AA pensaram em se aproximar foi quando conseguiram reduzir a diferença para 2 golos - durou pouco tempo.

Nos AA, pouco há a realçar pela positiva: Fernando esteve bem na baliza mas foi arrastado pela equipa no jogo; Vinay esteve também pouco lúcido; Gonçalves tem uma recuperação dura pela frente, não se viu ainda o craque; João seria o grande motor, mas abandonou o barco quando viu uma diferença de 4 golos; Chrystello tem uma nova abordagem aos jogos, fruto da frescura que os seus 37 anos lhe conferem, agora joga 2 jogos, sendo a bolanaquinta o segundo - o resultado é a tristeza que se tem visto; Moreira esteve mal, na baliza e no ataque.

Nos BB, as coisas foram mais risonhas: Bruno esteve bem, procurando adornar alguns lances, jogando sempre com um sorriso trocista; Nunes foi enorme, jogou muito, marcando e dando a marcar; Luís esteve também muito bem, embora tenha decidido mal em alguns lances de 3 contra 1; Rui Ev. teve uma das melhores noites na bolanaquinta, marcando o golo da noite e sendo importante na transição defesa-ataque; Rui Lopes o menos influente na equipa, marcou um ou dois golos, mas esteve abaixo do nível do resto da equipa.

O resultado final foi de uma diferença de 3 ou 4, para os BB.

Destaques:
Jogador mais influente: Nunes - muito forte.
Jogador mais desatento: Moreira - particularmente na baliza.
Jogador que mais correu: Luís - sempre a atacar (mais do que na defesa), correu muito.
Jogador mais inconsequente: Chrystello - sem nexo algumas das suas acções.
Autor do golo mais bonito: Rui Ev. - sózinho contra todos, passou pelos AA todos, entre ressaltos e fintas, marcando e festejando com os dentes a ranger.
Autor da melhor defesa: ex-aequo entre Fernando e Rui Lopes - ambas as defesas a remates à queima-roupa.

P.S. Talvez devido à maré política, registaram-se cenas desagradáveis após o jogo. As pressões e as tentativas de limitar a liberdade de expressão são muitas, mas a crónica manter-se-á isenta e limpa. No estacionamento houve um movimento de condicionamento mas não resultou.

Errata 1: O resultado foi mais desnivelado ainda, talvez de 6 golos.
Errata 2: Lopes foi um "Messi" até à lesão. No canal que deu na "sua" tv, ali perto dos pregos, foi incrível o quanto jogou: dribles estonteantes, golos de chapéu, toques em habilidade, corridas de 30/40 metros sem que lhe tirassem a bola... enfim. Mas a lesão não permitiu manter a performance, daí não ser o mais influente. Mas os espectadores estavam todos de pé a aplaudi-lo.

5 comentários:

L Branco disse...

Resultado final 13 (BB)- 6 (AA).

Rui disse...

lol... só rir esta crónica. O que vale é que a crónica e os comentários à minha prestação fazem parte de uma linha de actuação do autor. :)

Bom, conforme já foi respondido anteriormente, o resultado não teve uma diferença de 3 ou 4 golos, mas de 6 ou 7.

Após o jogo, já no parque de estacionamento, foi possível descobrir finalmente uma realidade que até ao momento apenas se desconfiava... o Vinay vê os jogos numa Tv sintonizada num canal diferente, e que só ele vê... lol.

Já agora, aproveito para informar que o penalty não foi cavado... o vinay é que tentou "cavar" a minha canela... o resultado não foi um buraco, mas um enorme inchaço na canela. Para além disso tive uma boa prestação, marcando 2 golos e não falhando um único passe até ao momento em que me lesionei (torcendo o pé que parti). Após a lesão fiz uma exibição quase brilhante na baliza, tendo sido traído com um auto-golo do bruno (qual david luís).

De qualquer forma, grande crónica... os factos apresentados "valem o q valem" ;)

Grande abraço,

Rui Lopes

Anónimo disse...

eu confirmo. o resultado foi 13-6.. uma tareia das antigas..lol

concordo com o rui é mais facil ser considerado o melhor em campo na liga vitalis do que nas quintas,e concordo também que a associação que rege a crónica persegue alguns elementos da bolanaquinta..para quando novas eleições?? lolol

abraço a todos e até mais logo.

boa sorte ao benfica para logo apesar que não deverá ser preciso.

bruno.

Rui disse...

LOL... gostei da errata!!! :)
Até que enfim foi feita justiça!

Abraço,

Unknown disse...

Pelo menos a comparação estava adequada ao que tu jogaste... é que o Messi é mesmo pequenino!!!