terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Considerações

Depois de muito reflectir, concluí que era importante publicar a minha opinião.

Como todos sabem, tenho sido o organizador dos jogos de 5ª feira, tarefa que faço com gosto e que implica algum tempo e paciência, mas que sei que nos permite alguns bons momentos de desporto e convívio.
Neste âmbito, as minhas responsabilidades passam por:
- manter os contactos com a Escola;
- elaborar uma lista de elementos com um número razoável de jogadores (neste momento são 15/16 para colmatar as eventuais ausências);
- lista composta por pessoas que penso que garantem um ambiente saudável;
- saber antecipadamente quantos irão a cada semana;
- as funções de tesoureiro (para os pagamentos e recolha de fundos);
- a compra de bola e coletes.

Adicionalmente, por minha iniciativa (às vezes arrependo-me de o fazer), faço tudo para, nos dias em que não vão estar 10, arranjar "convidados" para um 5 vs 5.
Mais recentemente, decidi que seria "engraçado" utilizar uma aplicação em excel que efectua sorteios (através de macros com a função de escolha aleatória) determinando equipas, supostamente equilibradas em termos de jogadores. Mas nem sempre o equilíbrio teórico é provado na prática (that´s football! - diz o Special One).

Agora surge-me mais um pedido: sorteios condicionados devido a desavenças ou preferências quanto a jogadores.
Recuso-me a fazer este tipo de condição! Não concordo com ela, pois penso que vai contra o espírito dos jogos.

Não quero estar aqui a "lavar roupa suja", prefiro falar pessoalmente e, deste modo, esta semana não divulgarei (ao contrário do que fazia) o resultado do sorteio. Se na 5ª for considerada válida a opção pelo sorteio, terei comigo em papel as equipas que o excel determinou.
Digo isto hoje, 3ª feira, quando ainda não sei ao certo quantos seremos e não efectuei qualquer sorteio!

Um abraço a todos

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007

Incompatibilidades

Jogando já há algum tempo com a grande maioria deste grupo, às 5ª feiras e tendo, em determinado momento (felizmente muito poucos), já discutido e chamado alguns nomes a alguns de vós, nunca foram essas situações (ocorridas em campo) transpostas para além dos 60 m. de jogo, a não ser para pedir desculpa ao interveniente e esclarecer a situação. Já critiquei a forma de jogar de alguns e já fui criticado. Se considerei que essas críticas fizeram sentido, tentei corrigir o que estava mal. Se achei que não faziam sentido, continuei como estava antes. Não é, seguramente, um jogo de futebol que me vai aborrecer ou deixar “chateado” com alguém. Se gritam, das duas uma: ou grito também ou deixo-o (seja quem for) a gritar sozinho.
Não sou um poço de técnica (muito pelo contrário), não corro muito (quase nada, mesmo), erro passes (com certeza que sim, e muitos), mas sempre hei-de de contribuir com alguma coisa para o jogo, como qualquer um dos que vão à 5ª feira à noite jogar.
Agora, também compreendo que nem todos têm (nem devem ter) esta abordagem a um jogo de futebol. A capacidade de encaixe / paciência varia de pessoa para pessoa.
Postas estas considerações, considero que, para mim, não é aceitável que quando um elemento seja incluído por sorteio numa equipa, venha depois a ser “trocado”, por qualquer tipo de incompatibilidade com qualquer outro elemento. Nem acho aceitável que essa condição (imposta por um elemento) deva ser considerada aquando da realização do sorteio. Umas vezes pode o sorteio ditar ficar na mesma equipa, outras não. Mas nunca, haver um sorteio condicionado por essa razão.
Ou então passamos a ter uma listagem de incompatibilidades, à medida de cada um de nós.
Esta minha opinião decorre dos últimos comentários (Fernando, Luís, Rui Lopes) mas aplicam-se a todos e não em particular a qualquer um destes três. Diria o mesmo (e direi caso voltem a acontecer situações semelhantes) se os intervenientes fossem outros.
Da minha parte, espero pelo próximo jogo, com equipas ditadas por sorteio sem quaisquer tipo de restrições.

Desabafo a pedido

A pedido do Luís Branco, publico:

"Caros

Dadas as incidências do Jogo de ontem 23-02-07 com duas ou três “cenas” em que eu fui interveniente, involuntário, ... ou melhor, alvo das frustrações, recalcamentos e “Stresses” (... Pessoais, Profissionais, ???!!!) acumulados durante a semana e devidamente “descarregados” em local próprio – o jogo de Futsal das 5ª feiras, claro está !!!.

Quem já me conhece minimamente sabe (ou devia) que sou frontal e honesto, e como digo logo o que penso. Dirigi-me ao Vinay (chamando os “bois” pelos nomes) e demonstrei o meu desagrado para com a atitude do Tiago (após reincidência e, não foi só de ontem) dizendo-lhe que:

- Se o sorteio semanal ditar que eu jogue na mesma equipa do Tiago, estarei indisponível para jogar nessa Semana a menos que excepcionalmente eu troque de equipa (se todos concordarem).
- desisto das jornadas de Futsal à 5ª feira continuado no entanto a frequentar as instalações da escola secundária nos dias e horário para o qual fui autorizado e, ... já paguei até final da “época desportiva” para meu proveito mas, sem interferir com o normal decurso das incidências “futebolísticas”.

Reafirmo e reforço que tal decisão tem por base a ideia divulgada pelo Fernando no Blog “bolanaquinta” bem como por questões de principio (nunca ninguém presenciou, nestas jornadas, da minha parte tais manifestações para com os restantes elementos do grupo) e, não admito nem ao Tiago nem a ninguém tal atitude. Nunca lhe dei, dou ou darei confiança para isso (Talvez daqui a 14 anos !!!) citando o Vinay, que já conhece o Tiago há 14 anos e ... – ele faz isso comigo, com ele (Moreira que estava presente) pelos vistos é recorrente.

Pois bem, comigo não faz.Não será através de mim que ele ou outro vai continuar a perpetuar a máxima do “discute-se muito e joga-se pouco”.

- Somos “Homenzinhos” ... não sou eu quem decide, embora organize os jogos (sic Vinay).

Sendo Homenzinho e assumindo as minhas responsabilidades, tomo esta atitude. Virar as costas mandar o Tiago pro C#$#&%o, deixá-lo a falar sozinho e ... tá-se bem. – Não alinho.

Discussões ... só nos “Chats” ... ou todas as 2ª feiras na TV no programa “dia seguinte”. A energia a mais, entendo que deverá ser canalizada apenas para o jogo e dentro do espectro da diversão e “brincadeira” com alguma seriedade.

Luis Branco"

Casa cheia

Em mais uma noite de casa cheia, as equipas apresentaram 7 jogadores cada. Com as substuituições a serem controladas por relógio, os técnicos conseguiram manter o ritmo e evitar as chatices relatadas.

As equipas foram:
Equipa A : Ricardo, Tiago, Luís Branco, Rui Lopes, Pirralha, Martins e Rui Evang.
Equipa B : Nuno, Luís, Vinay, Filipe, Moreira, Hélder e Fernando

O jogo começou frenético, com golos e gritos; aliás, o que mais se fez ontem foi gritar.
Com muitas peripécias, relaçam-se:
- golos "estranhos" (passe magistral de Vinay a soberevoar o g.r. Martins e golo de Moreira);
- falhanços "malabaristas" (com Luís a andar sobre a bola e falhar a 20 cm da linha de golo);
- fair-play (quando a eq. B para o jogo por Rui Lopes estar lesionado, ou no chão como de costume)
- e falta de fair-play (a eq. A marca um golo aproveitando-se da lesão de Nuno, provocada por Ricardo - estratégia considerada pelo próprio como inteligente).

O resultado final (que novamente não me lembro) cifrou-se numa vantagem de 2 ou 3 golos para a eq. B.

Destaques
Jogador mais influente: Nuno
Jogador mais desatento: Martins
Jogador que mais correu: Rui Lopes
Jogador mais inconsequente: Pirralha
Autor do Golo mais bonito: Rui Lopes
Autor da melhor defesa: Nuno

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2007

Reflexões da Galiza

Para todos lermos e reflectirmos, coloco (com a devida autorização) um mail do Fernando:

" Ainda assim, confesso que estou um pouco cansado das 5as. O problema é que cada vez é mais difícil olhar para os nossos jogos como algo “divertido”. O problema é evidente: o conceito básico destes jogos é correr e dar pontapés a uma bola com o objectivo de partilhar uns momentos de convívio e desforra das merdas com que todos nos temos que apanhar todos os dias. O problema é que há atitudes que não permitem desligar a cabeça e desfrutar, como por exemplo:

- Esperar que todos sejam tão bons jogadores como o melhor e consigam todos fitar “bué da bem”;
- Não passar a bola e mandar vir quando alguém não passa;
- Não correr e mandar vir porque não se corre (ou se acha que não se corre);
- Não defender e mandar vir porque não se defende (ou porque se acha que não se defende bem);
- Parece que não é suficiente fazer o melhor que se pode;
- É uma falta de respeito a todas as pessoas da equipa (QUE FAZEM O MELHOR QUE PODEM) armar-se em Fita-Man e tentar fitar até à própria bola para depois perde-la e acabar com um belo golo da equipa contraria. Sim, os jogos som para divertir-se, mas todos gostamos de ganhar!!!

Em fim, já há alguns tempos que me sinto assim, com preguiça para jogar. Isso é mau, porque o que deveria ser uma feito por devoção acaba por se tornar obrigação, perdendo assim o seu sentido original."

N.R. - Onde se lê fita, deve ler-se finta.

Treze, muitos?

Novamente estamos numa quinta-feira. As equipas para hoje são:

Equipa A : Ricardo, Tiago, Luís Branco, Rui Lopes, Pirralha, Martins e Rui Evang.
Equipa B : Nuno, Luís, Vinay, Filipe, Moreira e Fernando

Eventualmente poderão vir o Hélder e o Chrystello.

Pelo que se vê, seremos 13! Somos muitos? Parece que sim. A ver pelo que se passou na semana passada. Haver problemas em substituições parece uma coisa de "putos".

Para evitar isso, aceitam-se sugestões, como levar um relógio!

Reflictam e comentem.

Até logo!

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2007

Report 15/02/07

Em mais uma noite de futebol, as equipas seleccionadas foram:

Equipa A

Filipe, Luís B., Tiago, Ricardo, Fernando, Chrystello e Rui Lopes

Equipa B (Coletes)

Nuno, Vinay, Hélder, Luís, Moreira e Pirralha


O jogo começou com muita qualidade na circulação de bola, com um elevado índice de passes errados. Ambas as equipas optaram por um jogo cauteloso, defendendo atrás da linha de meio campo, procurando lances de contra-ataque.
Ao longo do jogo a qualidade da equipa B foi-se manifestando, fruto de alguma inspiração e do facto de terem apenas um suplente. O resultado final registou uma vantagem de 2 golos (não me lembro se foi 6-4 ou 7-5...) para a equipa B, ambos obtidos nos últimos minutos em remates de meia distancia.

Destaques
Jogador mais influente: Hélder
Jogador mais desatento: Pirralha
Jogador que mais correu: Luís
Jogador mais inconsequente: Luís
Autor do Golo mais bonito: Nuno
Autor da melhor defesa: Vinay

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2007

O início!

Nasce hoje este blog!

Pretende apenas servir como um espaço de tertúlia para os elementos que jogam às quintas feiras, na escola em Benfica. Se outras pessoas quiserem participar (não imagino porque razão), serão bem recebidas.

Aos que irão usar este espaço, podem fazê-lo para falar de tudo o que vos importar.
Deixo desde já um pedido: evitem a linguagem desrespeitosa! Não é preciso dizer o que isto é, todas as pessoas de bom senso sabem.

Hoje é quinta-feira, por isso, é dia de jogo. Amanhã já terão motivos para escrever.

Até lá, um abraço a todos
ViP