sexta-feira, 26 de março de 2010
Táctica valeu a vitória
Na noite anterior à paragem da Páscoa, não faltou ninguém da BolanaQuinta.
Com a presença de um convidado, Pedro "o mais velho" Evangelista, as equipas apresentaram:
AA - Bruno, Gonçalves, Moreira, Pedro, Pirralha, Rui Lopes e Rui Ev.;
BB - Nunes, Fernando, Hélder, Filipe, Chrystello, Luís e Vinay.
Sabendo que havia casa cheia, a frequência das substituições foi pré-definida, para evitar confusões.
O mesmo facto (14 a jogar) fez com que o ritmo de jogo subisse. Desde o 1º minuto que se percebeu que iria ser um grande desafio.
Desta feita não houve espaço para o habitual estudo mútuo. Pelo contrário, definiram-se as posições dos 5 iniciais e partiu-se para o ataque. Os AA baseavam o jogo na qualidade de passe (Pedro e Gonçalves) e na rapidez (Bruno e os Ruis), contando ainda com o poder de choque (Moreira e Pirralha). Do outro lado, sobressaía a táctica (Hélder), o repentismo e fantasia (Nunes e Luís), o empenho e força (Filipe e Fernando) e a vontade (Chrystello e Vinay).
O jogo foi muito equilibrado e intenso. O marcador esteve sempre renhido, com a vantagem máxima de 2 golos, para os BB.
O sentido táctico dos BB sobrepôs-se ao técnico dos AA. Sempre que estes tentavam aproximar-se no marcador, os 1ºs logravam marcar.
Os momentos:
- o golo oferecido por Vinay, que permitiu que Bruno interceptasse o passe e marcasse de baliza aberta;
- o golo de Fernando em toque de habilidade, a passe de Vinay, a surpreender o guardião adversário, Rui Ev.;
- os balázios de Filipe, em 2 golos de força e colocação;
- as defesas de Pirralha, nos largos minutos que esteve na baliza, umas incríveis e intencionais, outras mais incríveis por serem inadvertidas;
- o mau momento de Chrystello manteve-se;
- Filipe tentou distrair Pirralha, rindo-se quando este o tentava driblar, e acabou por ganhar a bola;
- o golo de Bruno em jogada individual;
- a falta de Rui Ev. sobre Luís, contando com a "parede" Moreira, com Chrystello a ser solidário com o faltoso adversário, em vez da vítima e colega.
Por equipas:
AA - Bom jogo de Pedro, o convidado, apesar de não conhecer o futebol dos colegas, esteve bem; Moreira esteve discreto, algo inibido; Gonçalves está mais forte (no bom sentido) e mais activo; Bruno foi o habitual, mas falhou uns quantos lances; Rui Ev.
esteve muito bem, quiçá influenciado pelo mano mais velho; Rui Lopes não se notou muito, pela negativa ou positiva (será para não ser citado nas crónicas?); e Pirralha foi o "sr. incrível", especialmente na baliza.
BB - grande jogo de Nunes, a atacar e a defender, esteve muito bem; Hélder, o kaiser, esteve em alto nível também; Filipe foi um poço de força, em cada 5 minutos, depois rebentava; Vinay esteve menos bem, apesar da vontade; Chrystello está a tentar aguentar o ritmo, mas foi o elo mais fraco; Fernando está no seu melhor momento de forma, um pilar defensivo e ainda marca golos; e Luís manteve o seu nível de brinca-na-areia, embora desta vez mais objectivo.
O resultado final foi de vitória dos BB por 2!
Destaques:
Jogador mais influente: Nunes - em excelente forma, marcou, deu a marcar e ainda tentou uma acrobacia.
Jogador mais desatento: Vinay - especialmente pelo golo consentido.
Jogador que mais correu: Nunes - correu muito, respondendo ao apelo de Vinay no início de jogo.
Jogador mais inconsequente: Chrystello - houve momentos em que os colegas estavam sem saber o que queria, como num passe em que pediu para a área e veio receber quase a meio do meio campo!.
Autor do golo mais bonito: Filipe - num passe comprido da defesa, Hélder recebeu perto da bandeirola de canto e passou para a marca de penalti onde surgiu Filipe a fuzilar a baliza.
Autor da melhor defesa: Pirralha - uma das muitas, particularmente quando defendeu com o pé, sem saber como, um remate colocadíssimo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Só para referir que o jogo acabou com uma diferença de 1 golo, e não dois como está referido na crónica.
Para melhor defesa, nomeio uma do Pirralha, em que se virou de costas para a bola, e junto ao poste, defende com a perna mais afastada, sem sequer saber onde andava a bola! Foi um dos momentos do jogo! :)
Abraço,
Rui Lopes
Enviar um comentário