quarta-feira, 30 de abril de 2008

United we will win!



Para muitos, o Manchester United é um clube grande, global, com títulos, filosofia de vitórias e ambição, tem um grande treinador, consegue apresentar equipas com qualidade e competitivas.
Para outros, trata-se de um clube grande, mas que só é forte no campeonato inglês, fruto da menor qualidade das equipas que nele competem, com um treinador que pouco percebe de futebol e não sabe fazer a gestão do plantel.

Seja como for, o ciclo de Sir Alex Ferguson, iniciou em Novembro de 1986, tendo sido contratado após ter treinado com sucesso o Aberdeen, tendo ganho 3 campeonatos, 4 Taças e 1 Taça da Taças!

No United, os primeiros anos foram complicados, mas com a paciência e método, com prospecção e base nos jovens do clube, conseguiu finalmente vencer o título em 1993, 26 anos depois. Antes já tinha ganho uma Taça de Inglaterra (1990) e as consequentes Taça das Taças (1991) e Supertaça Europeia (1992) e ainda uma Taça da Liga (1992).
De então para cá, 8 campeonatos, 4 Taças, 1 Taça da Liga, 6 Charity Shields (Supertaça Inglesa), 1 Taça dos Campeões e 1 Taça Inter-Continental. O ano de 1999 foi o de Glória, com o famoso treble (Campeonato, Taça e Taça dos Campeões), com Schmeichel, Beckham, Giggs, Keane, Sheringham e Solskjaer, os mais destacados.

Este domínio tem sido interrompido, e ainda bem que assim é, pelo Arsenal, de Wenger e Graham, e, recentemente, pelo Chelsea, de Mourinho e agora de Grant.

Esta época, quando parecia que o campeonato já estava ganho, eis que o Chelsea se cola, a 2 jornadas do fim. Em igualdade pontual, resta ganhar os 2 encontros, para se manter o título.
O outro grande objectivo da época também pode ser conquistado, vencer a Liga dos Campeões. Ontem, a vitória sobre o Barcelona permitiu o acesso à final de Moscovo. O adversário será outra equipa da Premier, o Chelsea ou o Liverpool. Os primeiros estão a tentar há 3 anos chegar lá, os últimos têm lá estado em 2 dos últimos 3 anos, tendo ganho 1.

Seja quem for, o United pode coroar esta época com 1, 2 ou 0 títulos, passando de normal, para fabulosa ou desastrosa. São 3 semanas em que os adeptos como eu estarão a torcer por vitórias e festejando cada uma (espero que sejam 3), especialmente aquelas que determinam o sucesso. A magia de Cristiano (There's only one) Ronaldo será o tónico para vencer dando-lhe, paralelamente, o tão desejado título de Melhor do Mundo. Ah, e ainda tem o Euro 2008 para se motivar.

Sem comentários: