Na minha perspectiva, uma candidatura conjunta poderá também ser explorada de um ponto de vista simbólico, mostrando definitiva e inequivocamente que os dois países ibéricos são vizinhos e parceiros naturais, e não inimigos naturais…
Parece-me acertada, no entanto, a cautela manifestada pelos membros do Governo português quanto a esta notícia. Afinal de contas esta parece ser apenas uma manifestação de intenções feita num jantar de Natal da federação de futebol espanhola. Será o início de um namoro? Não me parece até porque, de acordo com os prazos impostos pela FIFA, será necessário apresentar a proposta conjunta muito brevemente. Os organizadores vencedores serão anunciados lá para 2010/2011.
E será que há a possibilidade de sucesso desta candidatura conjunta? Parece-me que existem algumas hipóteses. Se não estou enganado, são oito o número mínimo de estádios a apresentar numa candidatura deste tipo (o Brasil, para a candidatura de 2014, apresentou 18). Ora penso que Portugal e Espanha podem facilmente cumprir estes requisitos.
Mais. Tendo em conta que os mundiais de 2010 e 2014 se vão realizar fora da Europa, parece-me ser altamente provável que o mundial de 2018 se vá realizar no velho continente (apesar de serem permitidas as candidaturas de países asiáticos, da Oceania e da América do Norte). As candidaturas concorrentes mais fortes são, neste contexto, as da Inglaterra e a dos países do Benelux . Mas mais poderão aparecer no futuro próximo... (ver mais sobre candidaturas aqui).
nota: este post foi também colocado em http://portugalvistodaqui.blogspot.com/.
2 comentários:
O grande disparate foi feito para o Euro 2004. Agora tentem rentabilizar os estádios, nomeadamente, de Aveiro, Leiria, Coimbra, Algrave e Bessa. Com a habitual megalomania portuguesa ainda se vai descobrir que quererão construir novos estádios, sei lá, em Viseu, Vila Real, Beja, Évora, etc. Todos ligados por auto-estradas e por TGV.
Meu caro toda a gente sabe que um Academico de Viseu - Despetar de Beja ou um Vila Real-Juventude de Evora, são derbies que movimentam mais de 50 pessoas...no total dos 2 jogos. A 100€ o preço do TGV só ida ve lá o lucro... Sempre do contra... Já agora deviam de entregar o merchandisnig destes clubes à TBZ...
Enviar um comentário