sexta-feira, 23 de janeiro de 2009
Entre a Sorte e o Azar
O Inverno continuou a ser intenso e a chuva caía em força.
No pavilhão, as primeiras preocupações foram quanto às goteiras. Com a ausência do lesionado Hélder, as equipas apresentaram-se:
Equipa A - Coelho, Nuno, Vinay, Rui Ev., João, Tiago e Pirralha;
Equipa B - Filipe, Bruno, Moreira, Rui Lopes, Chrystello, Rocha.
O jogo iniciou-se em ritmo médio, mas durou pouco. A vontade era tanta que os ataques começaram a funcionar depressa. Os AA tinham 2 suplentes, o que fez com que houvesse a preocupação de aproveitar ao máximo o tempo em campo. Os BB apostavam na velocidade e técnica de Bruno, deixando neste a responsabilidade de atacar.
No entanto, o colectivo dos AA foi superior na primeira metade do encontro. Bem coordenados, as jogadas de entendimento foram muitas. Coelho destacou-se marcando os 2 primeiros golos, levando a sua equipa ao 2-0.
Os BB sentiram que conseguiam chegar à vitória e forçaram o andamento. O resultado foi notório. Foram muitos os remates à baliza adversária, onde os diferentes guarda-redes iam tentando defender o possível. Mas tantas vezes o fizeram que Bruno lá conseguiu marcar. Os BB sentiram o golo, ficando mais inseguros e menos organizados.
A Sorte estava com os AA, que viam lances incríveis na sua baliza, com defesas em cima da linha, um remate aos 2 postes em que Rui Lopes provou a sua tendência de Nuno Gomes, defesas por instinto e outros. Mas quem abusa da fortuna, vê o Azar bater-lhe à porta. E assim, num passe desde a defesa, Rocha tenta colocar em Bruno, mas na baliza A estava Tiago, que ofuscado pelas luzes intensas do pavilhão, deixa o passe defeituoso passar-lhe por cima e entrar. Incrível bradavam os colegas de ambos. Outro golo em que os BB foram bafejados pela sorte foi de Bruno, que num lance de força (pasme-se) ganha ressaltos a 3 adversários, leva Pirralha a cair em cima do guarda-redes e marca com a baliza aberta.
A reviravolta estava feita. Ainda houve mais empates, com golos de Vinay e Nuno, mas sentia-se que a haver um vencedor, seriam os BB.
No lado dos AA, Nuno, Pirralha, Vinay e Coelho tentavam tudo para conseguir jogar bem, Tiago, João e Rui Ev. faziam muito por impedi-lo.
Nos BB, Moreira, Rui Lopes, Rocha e Chrystello foram importantes pela regularidade, mas Filipe e Bruno foram fortíssimos, um a segurar a bola e o adversário e o outro endiabrado a atacar e a lançar os colegas. Filipe estava babado com a qualidade do futebol praticado, soltando elogios desde o banco.
Quando estava o resultado em 4-4, o Azar veio derrotar os AA. Num lance de resolução fácil, em que bastava Rui Ev. (g.r. na altura) apanhar a bola com as mãos, sentiu um formigueiro estranho nos membros superiores, não os conseguindo levantar. Com toda a sua abnegação, estica-se cabeceia em estilo e esforço, entregando a bola a um adversário, que sem oposição endossou para o golo. E foi tanta a entrega deste valoroso jogador que num canto, foi até à área adversária fazer valer o seu jogo aéreo e, do alto dos seus 1,70m, cabecear ao lado, uns bons 3,5m. Na reposição rápida, Bruno lançou a bola e Moreira só teve de encostar, para os 4-6. Rui Ev. ainda estava a chegar ao meio-campo, tanto fora o esforço de atacar.
No calor da discussão, Nuno gritava com Pirralha dizendo-lhe que as suas instruções foram a causa da distracção e derrota.
Destaques:
Jogador mais influente: Bruno, com golos, defesas e assistências, apesar da atitude infantil de queimar tempo e anti-jogo demonstrada
Jogador mais desatento: Rui Ev., apesar do formigueiro, podia ter feito mais, a passar a bola, a rematar e a defender
Jogador que mais correu: Bruno, é um puto
Jogador mais inconsequente: Rui Lopes, num jogo em que se chuta tanto e o melhor é acertar nos 2 postes
Autor do golo mais bonito: Bruno, pela força e domínio de bola, levando os adversários a tombarem e rebolar entre si
Autor da melhor defesa: foram 3 que ficam ex-aequo, uma de Rocha, uma de Tiago e uma de Nuno.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
4 comentários:
Este é um das crónicas mais bem humoradas que li até hoje. Muito sinceramente gostei de a ler. Os meus parabéns.
Ponto 1) Nunca responsabilizei o Pirralha pela derrota da equipa, como nunca responsabilizei ninguém antes nem o farei no futuro;
Ponto 2) Critiquei e continuarei a faze-lo, se for caso disso, a atitude persistente de "mandar bocas" para dentro de campo, nomeadamente quando se reclamam faltas. Também por isso, já deixei de o fazer pois, como já disse antes, entendi que se estava a ir longe de mais;
Ponto 3) Continuo sem perceber qual a vantagem do guarda-redes avançar até à área adversária para marcar golos. A consequência desse avanço ficou bem demonstrada. Esse avanço tem de ser sempre compensado com o recuo de um colega. Como isso tem de acontecer não será mais fácil e não envolverá menos riscos avançar o colega de campo e o guarda-redes avançar só até ao meio campo???
Bem, se calhar não.
Até compreendo a razão da minha nomeação para jogador mais inconsequente, mas parece-me um título demasiado penalizador para a actuação, pois as regras para atribuição deste prémio nem sempre são as mesmas.
De qualquer forma, discordo totalmente com a atribuição do título de jogador mais desatento ao Rui Ev.... este prémio devia sem margem para dúvidas, ter sido atribuido ao Pirralha, porque continua a achar que o Rocha defendeu fora da área, logo mostra total desatenção para com as ocorrências do jogo. Ainda pensei nesta nomeação, mas para o Nuno, que tão desantento estava, que nem se viu a ele próprio a ter uma atitude de anti-desportivismo quando a sua equipa se encontrava ainda a ganhar, ao chutar uma bola "para o mais velho" quando o jogo estava parado e a equipa adversária ia marcar um fora junto a linha de meio campo. Mais desatenção ainda mostrou, ao esquecer o que tinha feito, e criticar quando um jogador adversário teve uma atitude semelhante. Por favor meus senhores, quem tem telhados de vidro, o melhor será não atirar pedras ao ar.
Apesar de tudo isto, considero mesmo assim, que o prémio devia ir para o pirralha.
Abraço a todos, e vamos todos tentar discutir menos e jogar mais.
Rui Lopes
Já vi que os jogos estão "interessantes"....no minimo!!!
Abraço,Helder
Enviar um comentário