terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Mas afinal, o que é que quer dizer goal average?

Se ouve algo ou alguém que foi maltradado com o recente episódio do goal average foi, surpresa das surpresas, o próprio goal average.

Bem, se pensarmos um bocadinho sobre o assunto (muito não, que é capaz de fazer doer a cabeça), até se possa concluir que a surpresa não é assim tão grande como isso. Afinal de contas, quem é que quer saber o que quer dizer média de golos (goal average), diferença de golos (goal difference) ou tretas deste calibre?

Sim, quem? O que interessa não é mesmo ver quem fica em primeiro, independentemente das conversas dos Misters dos clubes, Presidentes e Srs Doutores Juízes Conselheiros Desembargadores do futebol português?

Sim. Quando muito o episódio serve, como serviu, para malhar naqueles que, supostamente, passam parte do seu tempo a escrever regulamentos das competições nacionais de futebol.
Não que não existam, como existiram neste caso, fortes razões para se nos apetecer malhar neles, mas que diabo, não seria possível alguém vir a terreiro e dizer o que é que raio é a média de golos?

Porque, para quem não sabe, médias há muitas. Ela é a média aritmética, a média geométrica, a média harmónica, a média de golos marcados por jogo, a média de golos sofridos por jogo, etc, etc, etc. É uma cornucópia de médias!
Como não encontrei nada que me elucidasse sobre o assunto em lado nenhum, voltei-me para a (já velha) amiga Wikipedia. Então não é que a média de golos, o tão famoso goal average, é a divisão entre golos marcados e golos sofridos? Não deixa de ser uma medida curiosa. Até porque tem propriedades matemáticas pouco saudáveis para poder, na minha modesta opinião, ser um critério de desempate consensual.

Duvidam? Então tentem, por exemplo, desempatar duas equipas, uma com dois golos marcados e nenhum sofrido e outra com um golo marcado e zero sofridos. Sabem-me dizer se 2/0 é maior do que 1/0? Eu não. E alguém me disse que não deve haver mesmo ninguém que consiga. Nem mesmo a Liga… (Ora aqui estava alguma coisa a que provavelmente a liga poderia agarrar para, reconhecendo o erro, dizer que era a diferença de golos que serviria como desempate.)

De qualquer forma leiam, caso achem interessante, o artigo da Wikipedia. Até tem uma curiosa referência ao antigo jogador do SL Benfica, Michael Thomas.

Sem comentários: