domingo, 15 de março de 2009

Uma vergonha!!!!

Não, não me refiro aos 12-1 agregados. Refiro à qualidade de jogo mostrada pelo SCP na vitória de ontem perante o penúltimo classificado da 1ª liga portuguesa.
Eu, não sou daqueles que acha que a(s) derrota(s) com o Bayern foram um acidente. Admito que a diferença entre as duas equipas não seja de 12 para 1. Mas considero que a diferença de jogadores, de treinadores, de profissionalismo e essencialmente de mentalidade é abismal.
Recordo que, na última 3ª feira, o Bayern entrou em campo a ganhar por 5-0. Isso não o impediu de ir para frente e tentar ganhar o jogo. Chegou ao intervalo a ganhar por 4-1 e isso não o impediu de ir para a 2ª parte para, moderando o andamento é certo (e felizmente), tentar ganhar ainda por mais. Chegou aos 7.
E o que se viu ontem em Alvalade?
O costume. Para o SCP os jogos acabam quando se chega ao 2-0, mesmo jogando em casa com o penúltimo, mesmo jogando contra 10 todo o 2º tempo, mesmo tendo uma dívida de 12-1 para com os adeptos.
Depois dos 12-1, o mínimo que se impunha à equipa do SCP era mostrar atitude, garra, brio durante 90 minutos. Podia até não golear, podia até não ganhar, mas exigia-se futebol e empenho durante 90 minutos. Foi isto que o treinador e os jogadores ofereceram aos adeptos que se deslocaram ao Estádio?
Claro que não. O que se viu foi aquilo que se repete há 2/3 anos. Consegue-se chagar aos 2-0 na primeira parte e o jogo acaba. Culpa de treinador, jogadores e direcção.
Levar 12-1 dá pena. Mas vergonha é continuar a jogar como se nada se tivesse passado. Vergonhosa é a atitude de jogadores e treinadores que faltam ao respeito aos adeptos em geral e em particular a quem paga bilhete para ver futebol durante 90 minutos. Vergonhosa é a atitude do Sporting sempre que joga em casa. Vergonhoso é andar a correr 45 minutos atrás da bola contra uma equipa com menos um jogador e que está em penúltimo lugar.
12-1 não foi um acidente foi aquilo que treinadores e jogadores do SCP mereceram. Mais, mereciam jogar sem ninguém nas bancadas durante 2 ou 3 jogos. Jogar para ninguém, só para os seus egos e para os seus salários.
Esta Direcção, este treinador e estes jogadores hão-de ser para sempre lembrados comos os dos 12-1. E merecem-no por inteiro.
Pena é terem arrastado o SCP (instituição e adeptos) com eles.

3 comentários:

Anónimo disse...

Caro GreenFlag,
Apesar de concordar com muito do que ai está escrito, parece-me apenas que devo discordar de um só ponto. Os resultados. O futebol é um jogo onde o que conta é o resultado. Claro que os 12-1 são parte de uma historia triste para a qual mais ou menos estavamos à espera que podesse acontecer, dado a forma como o Sporting tem sido (mal) gerido nos ultimos anos. Que não jogamos um caracol, tambem é verdade. Mas meu caro se ganhassemos sempre por 2-0 jogando o pouco que jogamos eramos os melhores do mundo. Penso que não devemos confundir a Estrada da Beira, com a Beira da Estrada.
Um abraço
Greenheart

GreenFlag disse...

Meu caro, o pouco (em qualidade e tempo de jogo) que se joga dá para ganhar 2-0 aos penúltimos. Não creio que ganhar aos penúltimos qualifique qualquer equipa como a melhor seja lá do que for. No campeonato jogamos na estrada da Beira, na Champions nem sequer jogamos na beira da estrada mas sim à beira do precipício. Ouvi as declarações inflamadas do Sr. Soares Franco a dizer que defenderá até aos fim o património do clube. Seria melhor que se preocupasse em marcar eleições já. Porque a manter-se as eleições para Junho vamos queimar toda a próxima época. Estaremos sem Presidente (em gestão), sem treinador, sem renovações, sem aquisições. Ah, mas temos um presidente que manterá pintadas as paredes do estádio e da academia. Assim se vê as preocupações dos dirigentes do SCP.

Anónimo disse...

Estou de acordo a 1000%...