quinta-feira, 28 de maio de 2009

Muito Barcelona, muito futebol!!!


E fez-se justiça à melhor equipa da época 2008/2009.
O Barcelona não defraudou as enormes expectativas que muitos (onde eu me incluo) depositavam na sua prestação nesta final de Roma. Já o disse: para mim, o Barcelona de Guardiola está ao nível das melhores equipas que eu vi jogar futebol (Milan de Sacchi, Real de Capelo, Holanda de Mitchels, Espanha de Aragonés, entre outras). E ontem provou porquê. Após os 10 minutos iniciais, onde CR7 rematou 5/6 vezes seguidas à baliza, o Barcelona tomou conta do jogo e nunca mais houve United. Ao United acabou por acontecer aquilo que lhe permitiu chegar este ano à final: marcar um golo cedo sem nada o justificar. O Barcelona marcou por Etoo e a partir daí só deu Barça. Não que tivesse criado muitas oportunidades de golo (sobretudo na 1ª parte), mas pela forma como dominava a bola, trocando-o por todos os seus jogadores. Ao intervalo, um Ferguson gasto tirou Anderson para pôr no seu lugar Tevez. Erro infantil. O United raramente teve posse de bola. As combinações entre Iniesta, Xavi, Etoo, Henry e Messi desbaratavam por completo um vulgar United. O Segundo golo do Barcelona poderia ter chegado mais cedo (Henry fantástico sobre Ferdinand, Xavi de livre ao poste, Messi a chegar atrasado, etc.), mas chegou no momento certo e pelo jogador certo: Leonel Messi. Um centro milimétrico de Xavi para uma execução perfeita, de cabeça, do argentino.
Ontem, Roma viveu 80 minutos de futebol mágico, empolgante, perfeito!!!
O jogo de Roma provou que são as equipas que ganham jogos. E o Barcelona é Messi, Etoo e Henry, mas é também Iniesta e Xavi (grandíssimo) e Puyol … que grande jogo fez Puyol. Desviado para a direita, anulou CR7, apoiou o ataque e quase marcava. Calculo que o MVP do jogo tenha sido Messi, mas Puyol (ou Xavi) bem mereciam essa distinção.
Morreu o rei, viva o Rei! Parabéns ao Barcelona e que o seu estilo de futebol se mantenha por muitos anos.

3 comentários:

Olho de Vidro disse...

Parabéns ao Barsa numa temporada verdadeiramente histórica! Mais uma vez gostava de reivindicar o valor de 3 jogadores: Puyol, Xavi e Iniesta. Jogadores de clube que fornecem também na selecção espanhola uma base de jogo sólido e constante na sua filosofia. De facto, a selecção espanhola deve-lhe muito ao estilo de jogo que o Barça tem cultivado desde os anos 90. Grande Barsa!!! Visca el Barsa!!!

ViP disse...

Parabéns ao Barça, no jogo de ontem foram melhores. O United entrou bem mas o golo de Etoo destruiu a moral. Depois foi ver os catalães a dominar, num jogo em que Puyol, Xavi, Iniesta e Messi foram os melhores. Xavi foi o MVP para mim.
Do lado inglês, estranhei as "ausências" de Rooney e Anderson, jogadores que eu considero fundamentais, especialmente para o jogo de ontem.
Paciência. Mantém-se a estatística de não se conseguir manter o título em 2 épocas seguidas.

ViP disse...
Este comentário foi removido pelo autor.