sexta-feira, 22 de maio de 2009

Quando uma aparição decide um jogo

Apesar das várias ausências, o resultado do sorteio (com apenas 10 jogadores) indiciava um jogo equilibrado. Assim, as equipas alinhariam da seguinte forma:
Equipa A: Gonçalves, Bruno, Moreira, Helder e João
Equipa B: Vinay, Nuno, Rocha, Filipe, Rui L. e Luis (o convidado)
As equipas estavam, de facto, equilibradas. Foi ainda antes do jogo se iniciar que se percebeu que as coisas poderiam não ser assim. Porquê? Porque apareceu o homem que desequilibrou o jogo: Chrystello. Não pelo que jogou, mas pelo que provocou na alteração de equilíbrios tão habilmente conseguida pelo “nosso” avançado software que calcula, entre outras coisas, a habilidade natural, a massa muscular, a resistência física, a velocidade, a mobilidade, etc. Assim, Chrystello entrou para a equipa A, passando esta também a ter um suplente.
O jogo começou com os AA com mais posse de bola mas os BB a defenderem com grande rigor. Um pouco contra a corrente do jogo os BB chegam ao 0-3 através de dois belíssimos golos (ambos chapéus) de longa distância ao guarda-redes Bruno que, na ânsia de começar desde cedo a marcar golos, se esqueceu das suas funções, jogando no meio campo. Inteligentíssimos e habilidosos como são e com a enorme visão de jogo que os caracteriza, Rocha e Nuno fizeram os dois primeiros golos.
Os AA mantiveram a maior posse de bola e aos poucos chegaram ao empate. Entretanto Gonçalves massacrava os adversários, acertando em cheio em tudo o que mexia (começo ainda antes do jogo com Rui L. e depois com Nuno e outros) embora também fosse ele o grande responsável pela reviravolta e vitória final dos BB. Que grande jogo fez Gonçalves, a defender e a atacar. Foi, avanço desde já, o homem do jogo, merecendo duas justíssimas nomeações.
Com o decorrer do jogo percebia-se que havia dois jogadores ausentes do jogo: Vinay (que se auto-flagelou no final, tal o desacerto evidenciado – palavras do próprio) e João. Chrystello, como habitualmente, saiu mais cedo, vítima de lesão, no que foi acompanhado por Filipe. Filipe aliás esteve em mais dois momentos hilariantes do jogo: quando decide apertar os atacadores dos seus ténis no meio campo adversário, permitindo a estes fazerem um golo em superioridade numérica quando o jogo ainda não estava decidido, e quando executa uma série de defesas (ou teriam sido apenas toques) em cima da linha de golo, tendo Rocha terminado com a agonia de Filipe, aliviando a bola para o 2º andar do pavilhão. Para piorar, Filipe ainda se lesionou numa mão (tal o nº de vezes seguidas que alternou entre o acertar na bola e na barra).
No final, vitória dos AA não sei por quantos, mas por poucos. Saliência para a forma como Luís B. continua a perder bolas quando é o elemento mais recuado da equipa. Uma vez que apenas no final do jogo é que soube que tinha que fazer esta crónica é natural que muitas coisas tenham passado ao lado, mas o essencial está dito.

Destaques:
Jogador mais influente: Gonçalves. Que grande jogo. Antes (a forma como acertou num alvo em movimento – Rui – foi também ela importante nesta nomeação) e durante o jogo. Na defesa e no ataque. Fantástico
Jogador mais desatento: Luís B. pelas vezes que perdeu a bola em situação proibitiva teimando em sair a fintar quando é o elemento mais recuado da equipa e Filipe: atar os atacadores naquele momento e naquele sítio não lembrava a ninguém, mas não esquecer o golo falhado de baliza aberta e completamente isolado..
Jogador que mais correu: Gonçalves. Utilizando uma fórmula já várias vezes utilizada (um rácio de cálculo extremamente exigente mas que atende sobretudo ao peso dos jogadores).
Jogador mais inconsequente: João
Autor do golo mais bonito: Nuno. Um chapéu fantástico executado à saída do seu meio campo sobre Bruno (que continuava perdido). O do Rocha também é bom, mas critérios objectivos (o facto de ser eu que estou a fazer a crónica, logo eu decido) levam-me a decidir-me pelo meu golo.
Autor da melhor defesa: Rocha. Segundo me foi reportado, uma defesa, no chão, a remate de Bruno.

NOTA: A tabela actualizada com o resultado deste jogo só deverá ser publicada na 2ª feira, pois o guardião do algoritmo que permite esses árduos cálculos festeja hoje, e pela terceira vez este ano, o aniversário da chafarica em que trabalha e como tal estará ausente.

Sem comentários: