quinta-feira, 7 de maio de 2009

A Final da Liga Campeões

A final vai ser a que muitos (a UEFA e os catalães principalmente) queriam: Manchester United - Barcelona!

A expectativa é enorme, espera-se que seja um grande espectáculo de futebol, dum lado Cristiano "o melhor do Mundo" Ronaldo e do outro Lionel "eu é que sou o melhor do Mundo" Messi. Os actuais campeões da Europa defrontam aqueles que eram apontados como os grandes candidatos ao título desta época. Um treinador já lendário defronta um que está na sua primeira época. Tantos ingredientes para ser um jogo memorável. Esperamos todos que o seja.

Para chegarem à final, United e Barça enfrentaram o Arsenal e o Chelsea, respectivamente. Ambos jogaram em casa primeiro, registando 1-0 e 0-0.

Em Old Trafford, o United foi dominador, criou diversas oportunidades de golo mas Almunia e a trave impediram que o score fosse maior, tendo O'Shea (o improvável) a marcar.
No Emirates Stadium, o Arsenal entrou bem, mas um deslize e um tiro de Ronaldo resolveram cedo. Aos 11 minutos estava 0-2 e o resto foi calmo. Registo para mais um golo de CR7 na noite (jogada de contra-ataque espectacular) e o golo de honra de Van Persie (de penalti).

Na outra eliminatória, em Camp Nou, o Chelsea foi uma equipa totalmente defensiva, abdicando mesmo de atacar com mais do que Drogba. Este acabou por ter a melhor hipótese de golo da partida. Do outro lado, o Barcelona dominou, teve mais do dobro da posse de bola e de passes realizados, alguns remates, mas não muito perigosos. Hiddink foi ultra-defensivo, critique-se ou não, jogou para o resultado mas é o que manda o dinheiro.
Em Stamford Bridge, os blues apareceram fortes, dominadores, castrando Messi, Xavi, Iniesta e Etoo. O Chelsea jogou mais e melhor, marcou cedo, com um grande golo de Essien, teve mais oportunidades de golo e viu o árbitro negar-lhe 5 (!) lances de eventuais penaltis. Até ao fim, houve uma expulsão, duvidosa, de Abidal, aos 76 minutos, deixando os catalães com 10. Nos descontos, Iniesta marca no único remate à baliza que a equipa conseguiu em todo o encontro. O jogo acabou empatado a 1 golo, com os jogadores do Chelsea a manifestar o seu desagrado, de várias formas, com mais um lance em que se pede penalti.
Uns dizem que é um castigo pela postura defensiva da 1ª mão, outros consideram um "roubo" descarado. Seja como for, houve injustiça.

P.S. Fora do rescaldo, a minha opinião quanto ao Chelsea-Barça é que houve 4 penaltis não marcados: agarrão ao Malouda, rasteira de Touré sobre o Drogba, mão de Piqué e braço de Etoo.

3 comentários:

GreenFlag disse...

Devo dizer que, apesar de "merengue", logo nada me liga particularmente às duas equipas, me deu imenso gozo a forma como o Barça eliminou o Chelsea. A postura deste na 1ª mão foi vergonhosa. Na 2ª mão tiveram um árbitro que os imitou na perfeição. Paciência. Agora, na final, desejo uma vitória do Barça, claro. Para mim, em termos de futebol de ataque, a equipa mais entusiasmente dos últimos anos (apenas comparável ao Milan de Sacchi, à Holanda de Mitchels, à Espanha de Aragonés e pouco mais)

Anónimo disse...

eu nao assisti ao jogo, mas dos resumos que vi, o chelsea foi descaradamente prejudicado pelo arbitro. Enfim, contingencias do futebol. Mas não é este o meu propósito, nao sei se alguém foi, mas estive no concerto do Lenny no pavilhão atlântico, e foi simplesmente espectacular, é o que eu chamo um músico.

Abraço
João Afonso

Anónimo disse...

Só mais um pormenor, aposto que vamos ter red devils campeões. Adoro o futebol praticado por ambos, mas parece-me que o manchester tem mais traqueio para ser campeão. Que ganhe o melhor.