sexta-feira, 7 de maio de 2010
Até ao último fôlego
Mais um jogo da bolanaquinta.
Previam-se 12 jogadores, mas sem aviso, Hélder não compareceu.
Assim, alinharam:
AA - Luís, Chrystello, Gonçalves, Vinay, Rui Lopes e Moreira;
BB - Bruno, Filipe, Pedro, Rui Ev. e Fernando.
Os AA iniciavam a partida com um suplente o que lhes permitiu dar mais ritmo, sabendo que poderiam rodar. Os BB não tinham suplente e não podiam contar com Fernando para a rotação na baliza (ainda a recuperar duma lesão no pulso).
Os primeiros minutos mostraram que os AA estavam fortes e, suportados no comando de Gonçalves, partiram para os golos. A equipa começou bem, ganhando vantagem de 2. Mas da substituição veio o contrário do esperado. Menos concentração e mais passes falhados permitiram o empate. Mérito para a pressão e perseverança dos BB.
Depois seguiu-se um bom jogo, com as equipas a fazerem valer os seus trunfos. Nos AA, Gonçalves e Vinay estavam fortes, Chrystello e Luís davam o ar da sua graça, Moreira e Rui Lopes menos evidentes. Nesta fase foi marcado um dos golos da noite, quando os AA fizeram a bola passar por todos os elementos em campo, sem que os BB tocassem nela. Grande jogada colectiva.
Os BB estavam muito dependentes, pois Bruno tinha um esforço duplo, de atacar e ainda de vir buscar a bola à defesa. Pedro e Fernando davam alguma segurança defensiva, Filipe e Rui apoiavam nas acções de defesa e ataque.
Houve alguns momentos de choques e encontros imediatos de que resultaram umas mazelas. A mais importante acabou por deixar limitada a acção de Pedro, que não conseguia jogar. Com dores na coxa, teve de sair e Vinay mudou-se para os BB. Nesta fase os AA ganhavam por 1.
Com as equipas com 5, os BB tiveram de atacar forte, pois os AA já não tinham suplente. Eis que num espaço de 5 minutos conseguiram virar o jogo e passar para a frente, com vantagem de 2. Bruno passou a ter mais liberdade de atacar, pois Vinay quedou-se na defesa e contou com Fernando para essa tarefa. Rui Ev. e Filipe alternavam no apoio a Bruno e isso permitiu mais rapidez.
Quando os BB passaram para a frente, Rui Lopes baixou os braços, mais uma vez, reclamando e desistindo de algumas jogadas. Num lance com Bruno, cometeu falta dentro da área e o penalty foi marcado (mas por ele só seria penalty se Bruno dissesse, pois caso contrário, siga).
A sua equipa foi superior a essa postura e, com muito empenho, forçou o ritmo e logrou empatar, com um dos golos num excelente chapéu que Chrystello marcou de 3/4 de campo. Faltavam 2 minutos e pensava-se que estava feito o resultado final.
Engano. Na última jogada, já com Marte de olho no relógio, Rui ev. desfere o golpe final e marca um belo golo, de pé esquerdo, em força e colocado, dando a vitória aos BB. Terminou com 6-7 (ou algo parecido).
Destaques:
Jogador mais influente: Vinay - ganhou pelas 2 equipas, marcou e deu a marcar, defendeu e atacou.
Jogador mais desatento: Luís - entrou mal no jogo, perdeu-se em lances individuais, esqueceu a marcação e deu 2 golos aos adversários.
Jogador que mais correu: Bruno - para trás e para a frente, na fase em que teve de fazer tudo.
Jogador mais inconsequente: Rui Lopes - desde que baixou os braços. Ainda se deu ao desplante de ameaçar um adversário.
Autor do golo mais bonito: Chrystello - com precisão, de primeira executou um chapéu a Filipe.
Autor da melhor defesa: Moreira - numa fase de assédio, defendeu com afinco e executou várias defesas de nível.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
3 comentários:
Bom, sendo esta uma das crónicas mais parciais de que há memória do bolanaqunta, chegando a roçar o vergonhoso, tenho vários comentários a fazer.
Em primeiro lugar, o resultado não foi de 6-7, tendo a diferença sido garantidamente mais significativa, mas também não sei qual terá sido efectivamente o resultado correcto.
Quanto ao "... e Rui Lopes menos evidentes...", bom, mantêm-se os critérios habituais, especialmente quando eu tinha marcado 2 ou 3 dos golos da minha equipa, e ajudado ainda a defender, mas realmente, para que servem golos no futebol?!? Parvoíce a minha!!!
Quanto ao facto de eu ter "desistido" do jogo, é verdade... naquela altura do jogo, a minha equipa estava a fazer tudo menos jogar à bola, com pontapés da baliza directamente para fora, remates do meio campo, 90% de passes falhados etc, com a equipa adversária a facturar.
Quanto à situação do penalty, foi uma situação um bocado anedótica, tendo eu sido totalmente alheio ao acontecimento, mas bom... ok. E o meu comentário não foi esse...o que eu disse, foi que se queriam o penalty que o marcassem então.
Mas bom, deixei o ponto mais importante para o fim.
Eu sei que existe neste grupo, um grupo mais restrito de jogadores que se encontram fora do âmbito do bolanaquinta, grupo esse de que eu realmente não faço parte. No entanto, acho de muito mau gosto o branqueamento de certas situações, tentando com isto passar o problema para outro lado, fazendo acusações totalmente fora do contexto... se não te apercebeste do que aconteceu, vale mais não falares, do que falares mal.
Aquele desplante de ameaçar um jogador a que segundo o autor da crónica eu me dei, não teve nada a ver com o resultado do jogo, nem caiu de paraquedas. O srº ameaçado em questão, é uma pessoa recorrente neste tipo de situações em que fica alterado psicologicamente, e faz entradas totalmente descabidas e violentas propositadamente. Já não sou sequer eu, a primeira pessoa a queixar-se destas situações, mas ao contrário de certas pessoas que farão parte desse núcleo duro, eu não deixo passar estas situações em claro, muito menos quando são feitas sobre mim. O Srº tinha ficado mto aborrecido por causa de uma suposta falta feita por mim sobre ele, e que não era para ser marcada, mas que acabou por ser... no entanto ficou muito melindrado, e logo na jogada seguinte, assim que teve oportunidade, fez uma entrada nitidamente violenta e deliberada sobre mim, mas que felizmente, apenas me acertou de raspão. Se para o comentador isto é uma situação normal, para mim não é, e não vou pactuar nunca com este tipo de coisas. Se o comentador não se apercebeu da situação, então valia mais ter ficado calado, em vez de adiantar comentários despropositados.
Abraço,
Rui Lopes
Caro Rui,
Não há necessidade de ameaças nem de agressões. Se houve entradas duras (e ontem não terá sido a primeira vez, seja com que intervenientes), não é esse o caminho. Foi essa a razão do reparo.
Não sou apologista de dar a outra face, mas daí a ameaças...
Quanto à avaliação de desempenho e ao resultado, parece-me que estou certo.
o resultado ficou por 1 golo sim, mas sem contar com aquele tal golo do qual eu segui o lançe mas o jogo ja estava interrompido, eu nunca contei esse golo.
sobre o lançe do penalty penso que não existam muitas duvidas apesar de ter sido involuntário da parte do rui.
sobre o melhor golo tenho a minha opiniao que um charuto para a frente que por acaso vai a baliza nunca pode ser considerado o melhor golo do jogo, mas sim as jogadas individuais ou o colectivo.
sobre a melhor defesa é verdade que o moreira teve uma altura muito boa, mas o crystello teve uma defesa ao angulo a um remate meio com o pé direito que deveria ser considerada a melhor.
abraço a todos.
bruno.
Enviar um comentário