terça-feira, 18 de maio de 2010

Football Europe


Acabaram os principais campeonatos de futebol da Europa.
Se do nosso já falámos aqui, olhe-se para os outros.

Aqui ao lado, o Barça revalidou o título, matematicamente apenas na última jornada, com 3 pontos mais do que o Real Madrid. O que é de destacar é o número de pontos conseguidos: 99 e 96, respectivamente. Incrível! O Barça conseguiu quase 87% da pontuação máxima possível.
O Real conseguiu marcar 102 golos contra os 98 do Barça, ou seja, médias de 3,40 e 3,27.
Destaque também para a considerável diferença do 2º para o 3º, 25 pontos.

Em Inglaterra, o Chelsea conseguiu o título, também matematicamente na última jornada, superando o tri-campeão United, por 1 ponto apenas. Se a pontuação foi alta (86 e 85), o que se destaca é a concretização do campeão: 103 golos em 38 jogos, com a melhor média, 3,43 (a maior destes campeonatos). Os blues de Ancelotti conquistaram o double, vencendo a FA Cup.

O Inter de Mourinho também foi campeão (de novo), na última jornada, com 2 pontos de avanço sobre a Roma. Estas 2 equipas disputaram a final da Taça e a vantagem também foi dos interistas. A dobradinha ficou garantida, sendo ainda possível o triplete se conquistarem a Liga dos Campeões.

Para o triplete concorre também o Bayern de Van Gaal, que venceu a Bundesliga e a Taça, defrontando o Inter na final da Champions. No campeonato, a vantagem foi de 5 pontos sobre o Schalke.

Por fim, em França, o Marselha conquistou o título, 18 anos depois. Terminaram com 6 pontos mais do que o Lyon, que se vê afastado do título pelo 2º ano, depois de 7 anos consecutivos a ganhar.

Comparando as médias, o melhor registo de pontos conquistados sobre os possíveis é do Barça, com 86,8%, seguido do Benfica com 84,4% e pelos 84,2% do Real Mardid .

Quanto aos golos marcados, o Chelsea foi o melhor, com a média de 3,43 por jogo, seguido do Real Madrid com 3,40 e do Barça com 3,27.

Nos golos sofridos, os portugueses foram os melhores. Benfica e Braga consentiram uma média de 0,67 golos por jogo, ficando em 3º o FC Porto com 0,87.

1 comentário:

GreenFlag disse...

Excelente post, meu caro ViP. Para além de Van Gaal e Mourinho, gostaria de salientar a época de Carlo Ancelotti, no seu primeiro ano em Inglaterra.