segunda-feira, 26 de maio de 2008

Notícias pouco mediáticas

Duas notícias que passaram um bocado ao lado da espuma mediática dos últimos dias. A primeira, que pode ser vista aqui, anuncia alterações na organização competitiva da Taça de Portugal do próximo ano. A segunda, fala de incentivos positivos à formação de jovens jogadores portugueses nos escalões de formação.

São notícias de 17 e 12 de Maio, respectivamente. Não se comparam nada ao mediatismo de um Cristiano Ronaldo no Real Madrid ou da confirmação de um José Mourinho no Inter de Milão.

Mas são notícias que dão um sinal positivo a todos aqueles que gostam do futebol português. Mostram que alguma coisa se está a fazer para torná-lo mais competitivo no actual contexto de salários liberalizados e de total liberdade de movimento de jogadores.

Fica apenas uma nota de algum desconforto. As notícias são dadas de uma forma genérica, não se sabendo como os incentivos serão aplicados. Por exemplo, a notícia sobre o novo figurino da Taça de Portugal fala na possibilidade da distribuição das receitas das transmissões televisivas e dos patrocínios antes do arranque da competição. Mas será esta distribuição feita de forma igualitária entre todos os clubes? Ou terão os clubes mais fortes direito a uma fatia maior?

Parecem perguntas inócuas, mas nas respostas a estas e outras perguntas do mesmo tipo poder-se-á descobrir se existe uma real predisposição por parte de quem governa o futebol português sobre a existência de um maior ou menor equilíbrio competitivo nos campeonatos nacionais.

Sem comentários: