sexta-feira, 4 de julho de 2008

Tour de force

Há uns dias encontrei em Hesínquia um português de Setúbal com um objectivo de vida pouco usual. Anda a dar voltas à Europa em bicicleta e quer, com a realização dessa empreitada, entrar no Guiness Book of Records.

Começou a epopeia em Outubro de 2003, vive aparentemente da solidariedade de quem com ele se cruza, e já tem um currículo de mais de 30.000 km inscrito nas pernas. Tal como este post de 2006 entitulado “Encontrei mais um português em Turku!” comprova, esta é pelo menos a segunda vez que assenta arraiais na Finlândia.

Ao perguntar-lhe se estaria a pensar em pedalar no norte da Europa durante o próximo Inverno, respondeu-me que nessa altura gostaria de ir para o…. Canadá! Pensei em dizer-lhe que o Inverno no Canadá deve ser (pelo menos) tão duro como o do norte da Europa, mas acabei por achar que seria melhor não lhe dizer nada.

Não faço a mínima ideia por que razão começou a pedalar por esta Europa fora, mas, ao deixá-lo, não pude deixar de pensar na curiosidade, respeito e mesmo fascínio que tais personagens conseguem por vezes provocar.

Talvez seja a ideia de libertação da rotina diária, de liberdade, que fascina o cidadão obediente e cumpridor de regras. Talvez seja a dimensão desproporcionadamente gigantesca do objectivo perseguido que puxa pela nossa curiosidade. Talvez seja ainda o sofrimento associado e a aparente irracionalidade do acto em si mesmo que não nos deixam indiferentes ao passar.

Não sei. O que sei é que, a continuar desta maneira, Setúbal terá no futuro mais um cidadão – para além de Mourinho - a destacar-se internacionalmente...

Ah, e por falar em pedalar, este fim-de-semana começa mais uma Tour de France. Normalmente pelo menos um dos quatro canais genéricos segue esta prova. Este ano não sei o que se passa a este nível. A Euro Sport assegura a cobertura da volta deste ano.

1 comentário:

ViP disse...

Os aventureiros ainda existem. Li este post a um colega meu que é ciclista, ficou bem impressionado com esse setubalense. De acordo com ele, há mais uns quantos tugas com este espírito. Bom post