Ontem jogaram as nossas 'Esperanças'.
E que mal jogaram... Contra um adversário 'meia-bola e força' os nossos anjinhos deixaram-se empatar quando era necessário para continuarem em prova, não só ganhar era essencial como tambem e já agora, golear (já agora a missão de golear até nem era dificil). Para alem disso entravam em campo uma serie de combinações de resultados que era tipo Euromilhões.
O que é certo é que as probabilidades jogaram a nosso favor. E a combinação de resultados até aconteceu, e para nos apurarmos tinhamos 'apenas' de ganhar por 4 ao Eire. Mas atenção apesar de dificil não era de todo impossivel. Para tal apenas era 'só' necessário jogar futebol...
Mas as nossas crianças não quizeram. Fizeram um frete enorme em estar em campo. Mesmo com o frete que estavam a fazer ao intervalo ganhavam por 2-0, num jogo para lá de paupérrimo, e onde o pior ainda estava para vir. Deixaram-se empatar durante o segundo tempo sem sequer se mostrarem preocupados ou aborrecidos com a situação. A atitude em campo no minimo foi deploravel.
E são estas esperanças que jogam já em campeonatos estrangeiros como Italia, Espanha e Inglaterra entre outros.
As desculpas são as mesmas - são jovens não pensam. Mas jogadores como Manuel Fernandes (Valencia), Veloso (Sporting - o jogo de ontem explicou a ausencia do onze titular), Pele (ex-Inter Milão e um dos meninos do Mancini), Manuel da Costa (Fiorentina), para alem de Vaz Te (bolton), Paulo Machado (Saint-Etienne) e Vieririnha (PAOK), tinham em teoria capacidade para desenvolver outro futebol que não aquela coisa que mostraram.
A conclusão desta situação é a seguinte. Por falta de oportunidades internas cada vez se emigra mais cedo, o que leva a que os clubes estrangeiros recebam estes miudos de braços abertos mas salvo raras excepções acabam por raramente jogar nos seus clubes.O que acaba por ser um ciclo vicioso, com a agravante que quando se vão para afirmar normalmente ou acabam os contratos e não renovam ou acabam por rumar a outras paragens.
Já alertei para este facto a continuarmos assim mais cedo ou mais tarde a nossa selecção volta aos pontos da passada mas não esquecida decada de 70.
2 comentários:
Não vi o jogo contra a Rep. Irlanda mas vi um pouco do de Wembley. É vergonhosa a atitude destes miúdos. Mas também vergonhosa é a qualidade, ou seja, se calhar estamos a exigir mais do que o que eles podem dar. Mas uma questão que me fez confusão foi a chamada do Nani, do Moutinho e do Djaló aos AA, quando podiam jogar nos sub-21. bem sei que os 2 primeiros já são daquela selecção, mas o objectivo imediato destes 2 jogos eram mais importantes nos sub-21. De certeza que seriam fundamentais e acredito que conseguiriam ganhar os 2 encontros e apurara selecção para o Europeu. Assim, um joga a titular, outro entra se calhar e o terceiro está lá para aprender, enquanto os meninos deitam tudo a perder.
Mas o Queirós é que sabe e ele é Professor!
Só 2 correcções: 1) Vaz Tê está (não se sabe se jogará) no Racing de Santander emprestado pelo Bolton; 2) Será que são os jovens que não têm oportunidades nos clubes portugueses, ou são os jovens (levados pelos seus empresários) que pedem balúrdios para continuarem em Portugal?
Enviar um comentário