segunda-feira, 1 de setembro de 2008

Clássico 1 - SLB 1 - FCP 1

E à 2ª jornada, o 1º grande embate: o sempre escaldante Benfica-Porto.

Um jogo como este, calhar na fase inicial da época, implicou num espectáculo que trouxe novos jogadores, rotinas pouco experimentadas e evidências de desgaste físico. Mas manteve-se a tensão, o empenho, a luta, as expulsões. E desta vez, até o "diabo" lá apareceu.

O jogo começou com o Benfica a todo o gás e o Porto a controlar à distância, mantendo Rodríguez e Lisandro atentos ao contra-ataque, comandados pelo "Comandante" (passe a redundância). Do lado encarnado, Carlos Martins esteve bem no meio a abrir para os extremos Reyes e Di Maria, com Aimar e Cardozo à espera.

Nos chamados processos defensivos, o Benfica teve no centro Luisão e o seu "amigo" Katsouranis, a mostrar as inseguranças do costume, que resultaram no pénalty disparatado.
O Porto apresentou Sapunaru e a surpresa Rolando. Muito bom jogo deste.

Numa bola lançada para a área, enquanto ainda estava no ar, Lucho cai por puxão na camisola por parte de Katso. Houve lugar a cartão amarelo (correcto na minha opinião) enquanto que alguns comentadores consideram que havia lugar a vermelho. (que acham? comentem)

Golo e 0-1, aos 11 minutos.

O Benfica tentou a reacção e em 2 lances quase conseguiu, numa jogada estudada e remate de Reyes com Fucile a safar, e, no canto, cabeçada de Cardozo e Lisando safa em cima da linha.

Na outra baliza, Quim teve de se aplicar a remate de perto (não me lembro de quem) e viu um remate de Lisandro a ir ao poste.

Pelo meio, picardias, empurrões, eventual agressão de Luisão, e o caricato: um adepto do benfica (ou pelo menos vestido como tal) entra em campo, calmamente após abrir um portão da bancada, sem que nenhum steward (ou ARD, como aprendi ontem com o "grande" Rui Santos, Assistente de Recito Desportivo) o impedisse, e vai apertar o pescoço do árbitro assistente! Incrível, estúpido, perigoso e inaceitável!

A 2ª parte começa com o 1º aleijado: Aimar corre pela esquerda e estica-se para cruzar uma bola. Resultado: lesão que pode ser grave. Substituição por Nun(inh)o Gomes.

Pouco depois, a grande perdida da noite, com Lisandro a falhar após passe de Guarín.

Numa altura em que o jogo estava a acalmar, Yebda entra pela esquerda e cruza para Hélton defender com uma palmada fraca e a permitir que Cardozo cabeceasse na pequena área. A bola foi para a baliza e Bruno Alves tira-a. Por momentos, pairou na Luz um fantasma de Benquerença, Petit e Baía, mas desta vez o assistente viu a bola lá dentro e foi golo. 1-1.

Clássico destes sem expulsões não é clássico. Assim, numa bola que vem da defesa do FCP, onde um jogador do Benfica sofre falta, ao ver que Rodriguez ia receber o esférico, Katsouranis achou que seria uma boa altura de ir para o duche e vai daí, entra com tudo, por trás e à perna do cebola, ceifando-o em pleno meio campo. Resultado: segundo amarelo e expulsão. E agora??!!
Quique coloca momentaneamente Yebda a central para depois tirar Cardozo por Sidnei. Daí para a frente, o Benfica ficou limitadíssimo e deu o jogo ao Porto.

Até ao final, Quim foi o herói, com 2 boas defesas, Léo (2º aleijado) pediu para sair e entrou Rúben Amorim, para lateral direito e foi Maxi para a esquerda (dois médios direitos a jogar como laterais!). Depois de ter esgotado as substituições, Yebda (3º aleijado) pediu para ser substituído também. Imagino o Quique a pensar: "Hombre, qué raro, en Portugal se puéden cambiar más de trés??!! "

Enfim, até ao fim valeu que o incrível Hulk e os amigos não marcaram mais nenhum e acabou com um ponto para cada lado.

3 comentários:

GreenFlag disse...

Como é óbvio, e porque ainda me encontro em Espanha, não vi o jogo nem os golos. Aqui um slb-fcp tem o mesmo espaço noticioso que um belenenses-vitória de setúbal, ou seja uma nota apenas com o resultado. Mas dada as opiniões que tenho lido, parece-me que uma agressão ao fiscal de linha por um adepto deve dar apenas uma multa, talvez de valor equivalente à multa por o jogo começar atrasado. Claro que se o mesmo se tivesse passado num campo de um clube pequeno o castigo deveria ser exemplar, até para servir de exemplo. Quanto aos casos do jogo: volto ao que já disse antes. Felizmente que no futebol há árbitros. A falta que esta gente fez aos nossos olímpicos...

Anónimo disse...

Boa tarde,
Sei que é um pouco off-toppic, mas para quando o inicio da nossa temporada futebolistica ?
Abraço, Helder

GreenFlag disse...

Parece-me que a pergunta faz todo o sentido. Se uns já começaram a época, porque não nós?