sexta-feira, 6 de março de 2009

A baliza é um lugar complicado


Em mais um jogo da bolanaquinta, as equipas apresentaram:

A's: Filipe, Rocha, Moreira, Rui Lopes, Bruno e João;
B's: Tiago, Gonçalves, Vinay, Chrystello, Rui Ev. e Pirralha.

Faltaram Hélder (ainda a braços com a pubalgia) e Nuno (em compromissos com Baco).

Bruno estava limitado fisicamente, pelo que quis resguardar-se e assumiu o lugar de guarda-redes (g.r.). O jogo começou em toada atabalhoada, com muitos passes errados, jogadas sem nexo e nesta confusão surgiu o 1º golo, por Gonçalves, num remate cruzado (Bruno começou a entender o quão difícil é a tarefa de g.r.).
Os B's ganhavam vantagem, mas o jogo continuou esquisito. Os A's revelaram a sua força e empenharam-se pelo empate. Vários foram os remates perigosos, com Pirralha a mostrar-se seguro na baliza dos BB. Desta forma, como quem não marca sofre, Chrystello roubou a bola a Moreira e marcou, fazendo 0-2. Pensou-se que os BB arrancariam para uma vitória folgada, mas não. Os AA quiseram ganhar e forçaram o ataque. Bruno assumiu o papel de g.r. avançado e os BB não souberam sair para o ataque.
Em 10 minutos, o marcador registou uma reviravolta e os AA passaram a ganhar por 3-2, com golos de Moreira, em contra-ataque, de Rui Lopes, num remate que Pirralha fez questão de meter na sua baliza (grandes amigos que eles são) e de Rocha, a fazer a bola passar por entre as pernas de Vinay.
O regozijo em demasia foi o que levou a que os AA se descuidassem na defesa.
Os BB não queriam perder e foram em busca dos golos, mas estes não saíam. Foi aqui que Bruno voltou a sentir que ser g.r. não é para todos. Num remate de Gonçalves, que não parecia mais do que um remate forte, Bruno, qual Hélton, deu um "frango" enorme. A desmoralização ainda foi maior quando Rocha não conseguiu segurar um remate forte de Vinay e viu a bola a bater no poste e entrar. Para terminar os golos, Gonçalves bloqueia um remate adversário, ainda à entrada da sua área e faz um chapéu a toda a equipa A, para o 3-5 final.
Mas ainda faltavam alguns minutos. Os BB sofreram uma enorme pressão, não conseguindo sair com a bola controlada. Vários foram os minutos em que a bola rondava a baliza, com alguns remates perigosos, cantos, recuperações de bola, mas sem golos.
Nos AA, Bruno tentou, mas estava condicionado, João fez um jogo regular, menos empenhado, Rui Lopes foi forte, quis provar que ganharia um despique com Tiago, Filipe esteve "ausente", Moreira insistiu num estilo de jogo que os outros não compreendiam e Rocha esteve ao seu nível.
Nos BB, Gonçalves continuou à procura da sua forma, mas quem sabe não esquece, Chrystello foi intenso, mas falhou muito, Vinay esteve uns furos abaixo, mas ajudou, Rui Evangelista esteve muito bem, mas tem de começar a saber jogar para trás, Pirralha esteve bem, mas distrai-se muito, e Tiago aguentou bem a tarefa de "transportador" de jogo (embora reclamasse de início).

Destaques:
Jogador mais influente: Gonçalves (3 golos, bloqueios a remates, passes excelentes)
Jogador mais desatento: Filipe (muita coisa lhe passou ao lado, desde a bola, às jogadas, aos passes, ao ataque, à defesa, enfim)
Jogador que mais correu: Chrystello (nem sempre bem, mais muito, conseguindo falhar muitos contra-ataques, mas correr, correu)
Jogador mais inconsequente: Moreira (mantém a opção pelo remate de longe e passes longos)
Autor do golo mais bonito: Gonçalves (no tal chapéu)
Autor da melhor defesa: Pirralha (defesa a punhos a revelar força e reflexos)

Nota: A pontuação da tabela é calculada da seguinte forma:
Vitória: 3 pontos; Empate: 2 pontos; Derrota: 1 ponto; Ausência: - 1 ponto.

3 comentários:

Anónimo disse...

Ora ai está uma crónica isenta. Tou de acordo, mas já agora apresento uma questão: Não há um prémio de assiduidade? lol.....

Abraço
João Afonso

Rui disse...

quem foi o autor desta crónica? Foi o vinay? É que a ser da sua autoria, é talvez a sua crónica mais isenta até hoje. Se assim for, então os meus parabéns. :) foi pena a limitação física do bruno porque pareceu-me dos sorteios mais equilibrados até agora. Nem parece meu, mas não me estou a lembrar de nada para reclamar. :) abraço.

Rui lopes

Anónimo disse...

Dr. Lopes,
Mesmo quando é para não criticar, mandas a facada..Ès lixado...
Abraço,
Helder