quinta-feira, 30 de outubro de 2008

About Maradona

No MaisFutebol, Luís Sobral escreveu sobre a nomeação de Maradona como seleccionador. Um texto muito bom, com humor e reflecte a ideia que muitos têm de que, mesmo que ele não saiba nada sobre treinos, ele é o MAIOR e isso é muito importante.

"Maradona: pelo menos será diferente
[ 2008/10/29 | 21:51 ] Luís Sobral



Não percebo como pode haver dúvidas sobre a qualidade de Maradona como treinador, seleccionador ou lá o que ele vai fazer no banco da Argentina. Ainda nem tomou posse e em Itália o Nápoles ganhou logo por 3-0 e ficou ainda mais sólido na frente do campeonato italiano.

Está louco!?, protestará o leitor mais apressado. Quem, ele? Não sei e não interessa. Com Maradona tudo faz sentido. E vice-versa. E vice-versa outra vez, até ficarmos tontos e cairmos sobre nós próprios como um defesa inglês ao sol do México.

Claro que apesar de não ter coragem de questionar a capacidade de Maradona para levar a selecção argentina até onde quiser (o Mundial 2010, por exemplo), temo que possa correr mal. Mas menos do que quando o vejo ao lado de Chávez, no papel de segundo melhor amigo do presidente da Venezuela (José Sócrates é o primeiro destacado, até porque como se sabe corre todos os dias por isso chegou antes de Maradona, que já não corre para aí desde 1986). Ou numa clínica em Cuba. Ou num ridículo programa de televisão. Ou num toque de telemóvel.

Na minha equipa, Maradona joga sempre. Nem que seja no banco, a decidir quem são os melhores.

Enfim, será sempre uma imagem sem sentido, Maradona no banco da Argentina. O lugar de Maradona é no relvado. Mas talvez já não dê.

Pode não funcionar? Sim, pode. Mas estou cansado de treinadores que dizem sempre as coisas certas e falam como comentadores desportivos, numa língua só deles. Com Maradona, pelo menos se não funcionar será diferente. E isso chega-me.

Valdano está contra e isso não me agrada, porque gosto de Valdano e não percebo como pode não perceber que a Argentina existe para isto, louvar Maradona.

Maradona seleccionador da Argentina? Sou a favor.

P.S. : Para quem realmente quer ler um artigo sério (e bom) sobre o tema, sugiro um clique no link relacionado, nesta página. Para quem olha para o futebol e só vê aborrecimento, sugiro uma petição on-line."

o link.

2 comentários:

GreenFlag disse...

Obviamente Maradona é Maradona. Para mim foi e será durante muitos anos o melhor jogador de todos os tempos (sim, incluindo Pele). Agora uma coisa é o que ele foi, enquanto jogador, outra é todo o seu percurso como pessoa. De seguida espero ver Capelo destituído da selecção inglesa e substituído por Paul Gascoigne. Infelizmente, em Portugal, já não poderemos substituir Queiroz por Vitor Baptista...

Anónimo disse...

O Maradona como jogador, não se pode questionar a sua qualidade. Como seleccionador e atendendo àquilo que é como pessoa, acho que só pode correr mal. Mas o tempo o dirá.

Rui Lopes