Hoje é mais um dia de Nobel. Desta vez da Literatura. O anúncio é feito de Estocolmo ao fim da manhã. Não avanço nomes de possíveis galardoados, até porque o comité Nobel tem a tradição de gorar todas as apostas feitas pela comunicação social e especialistas das matérias em causa.
Sexta-feira é dia do Nobel da Paz. A próxima segunda é o dia do Nobel da Economia, um prémio que não fazia parte do testamento do inventor da Dinamite (Alfred Nobel), mas que tem um cariz mediático muito forte (não é por acaso que é quase sempre anunciada em último lugar...).
Estou curioso em saber a quem é que o prémio Nobel da Economia vai sair este ano. Especialmente neste ano de "crises"; a da energia convencional, depois a "financeira internacional". Será a mais um Chicago Boy? Estará mais ligado à microeconomia ou à macroeconomia? Não sei. Definitivamente este é um daqueles lugares onde os "prognósticos só mesmo no fim do jogo"...
É que apesar deste prémio ser individual e de, acima de tudo premiar carreiras, não deixa de ser um acontecimento com uma exposição mediática muito forte e que, como tal, tem a capacidade de dar um sinal a todos aqueles que sentem e gerem, uns mais do que outros, as vicissitudes destas "crises".
2 comentários:
Não conheço nada da obra do vencedor anunciado hoje. Quanto ao prémio de Economia, há algum candidato mais "forte"?
Há listas de candidatos que se podem encontrar na net. Mas é sempre difícil acertar. Vê o que aconteceu com a Literatura: falavam em África, América Latina e autores de expressão inglesa e o que saiu... um francês! Mas já se conhece o prémio IG Nobel para a economia deste ano. Foi para uns tipos que descobriram que as Strippers ganham mais gorjetas quando estão com o período... http://improbable.com/ig/winners/#ig2008
Enviar um comentário