sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Faltava espaço



Estava muita gente no pavilhão e isso tirou o espaço. O futsal praticado foi muito atabalhoado, sem jogadas bem delineadas. Embora estivessem em campo 5 contra 5, havendo 2 suplente para cada equipa, as substituições eram de 5 em 5 minutos, quebrando o fio de jogo. Suponha-se que houvesse uma vantagem clara no ritmo de jogo, pois ninguém ficaria cansado, mas viu-se na mesma uns quantos "atletas" sem fôlego.

As equipas entraram:

Equipa A: Filipe, Nuno, Rui Lopes, João, Moreira, Coelho e Bruno;

Equipa B: Chrystello, Hélder, Pirralha, Rui, Vinay, Rocha e Tiago.

O jogo começou a bom ritmo, mas houve logo um primeiro ferido, Lopes, mas ninguém deu pela razão, só se viu Lopes no chão. Sabendo que haveria muitas substituições, os jogadores pereceram preocupados em correr muito, mas nem sempre bem.

Desde cedo se verificou que a equipa A estava melhor, conseguindo trocar a bola e levar perigo à baliza adversária. Dos B's via-se mais vontade que capacidade.

Com bom posicionamentio em campo, os A's rematavam mais, mas nem sempre bem. Os B's eram mais calculistas, com Hélder a dar instruções à equipa para melhorar a cobertura de espaços. Os golos surgiram espaçadamente, alternando-se as vantagens, chegando-se ao empate a 3, no golo da noite, marcado por Vinay. Que magnificiência! Um tiro de antes do meio-campo, com força e colocação, efeito e intenção. Arrancou aplausos da equipa e dos adversários.

Depois disto, a equipa pareceu sofrer do efeito "não podemos fazer melhor" e caiu de produção, perdendo quase todas as jogadas em individualismos ou desentendimentos. Do outro lado, os espaços começaram a surgir e, aproveitando-os, marcaram-se mais golos.

Pelo meio viram-se alguns lances que merecem realce:

- um golo de Filipe que aproveita um "embrulho" oferecido por Chrystello e Vinay - hilariante;

- uma entrada feia de Moreira sobre Chrystello - violento;

- uma entrada que não chegou a acontecer, quando Coelho foi disputar uma bola e surgiram 2 adversários de pé em riste - perigoso;

- apatia de alguns B's, mesmo a perder e com tempo para recuperar, demoravam nas reposições de bola - reprovável.

No final, vitória dos A's por 7-3.

Destaques:

Jogador mais influente: Filipe (2 golos e muitos cortes)

Jogador mais desatento: Rocha (muito distraído e encostado a uma linha da defesa)

Jogador que mais correu: Filipe (sempre a apoiar o ataque e a socorrer a defesa)

Jogador mais inconsequente: Moreira (destoou na equipa, sem grande envolvimento)

Autor do golo mais bonito: Vinay (Filipe ainda está a tentar perceber o que se passou)

Autor da melhor defesa: Chrystello (no chão e quando João Afonso já gritava golo, surge a varrer e a impedir o golo).

11 comentários:

Anónimo disse...

"chegando-se ao empate a 3, no golo da noite, marcado por Vinay. Que magnificiência! Um tiro de antes do meio-campo, com força e colocação, efeito e intenção. Arrancou aplausos da equipa e dos adversários.".......Que modestia....Mas é verdade...foi um excelente golo !!!!
Abraço, Helder

Anónimo disse...

Não esquecer que a equipa B estava a jogar fora. Logo, cada golo valeu por 2 mais o extra do Vinay ter marcado o melhor golo da jornada, equivale a um fabuloso empate a 7 - 7.
Solicito rectificação da grelha de pontos e classificações.
Abraço,Helder

ViP disse...

O seu a seu dono. Foi ou não magnífico?
Eu continuo à espera de mais contribuintes para escrever a crónica vista pelos seus olhos, mas até hoje, nada.

Anónimo disse...

"Mas é verdade...foi um excelente golo !!!!
Abraço, Helder"

Anónimo disse...

"Eu continuo à espera de mais contribuintes para escrever a crónica vista pelos seus olhos, mas até hoje, nada."
Quem espera sempre alcança.
Helder

Anónimo disse...

Pois, se ninguém se apercebeu do que aconteceu ao "Lopes", se estivessem mais atentos tinham-se apercebido... ou então, foi apenas o comentador que estava distraído e não se apercebeu. Pois eu apercebi-me e bem, e se perguntares ao Hélder, ele também te saberá responder... especialmente o seu cotovelo. A confirmar tal "imperceptível" lesão, está um olho negro.
Quanto ao golo da jornada, concordo, apesar de considerar que o Filipe foi mal batido, pois não estava com grande atenção à jogada, e nem se fez à bola. Compensou no entanto com a entrega ao jogo.
Idealmente com 2 jogadores no banco, em vez de 2 substituiçoes de 5 em 5 min, poderia proporcionar um jogo muito mais intenso, sem que os jogadores se preocupassem em poupar-se... infelizmente o efeito foi o contrário.

Rui Lopes

GreenFlag disse...

Só uma constatação: com apenas 3 jogos realizados (não contando com este último), dos 15 jogadores que entram nas estatísticas, apenas e só 6 (ou seja 40%) compareceram em todos os jogos. O último jogo foi claramente uma excepção.
Ah, eu também vi a razão da lesão do "Lopes". São coisa que acontecem ao logo dos jogos. Aliás, creio que o Helder tb se aleijou nesse lance.
E sim, o golo desse, no mínimo, "fabuloso" jogador que faz tb as crónicas foi bom.
E o Filipe foi justamente o melhor em campo.

joão afonso disse...

Quanto ao golo, foi um grande golo, embora funcionasse o efeito surpresa. Em relação á lesão, sinceramente, não me apercebi do que se passou. Quanto ao efeito não poder fazer mais, é a segunda semana consecutiva que esse efeito se produz. quanto ás jogadas de risco, quanto a mim, e por mim falo, a bolanaquinta é um momento de convivio e lazer, logo não vejo motivos para tão aguerridas jogadas, mas cada um é como cada qual. Eu levarei sempre a bolanaquinta como tempo de convivio e lazer. Em relação a mim, foram rápidos a chamar-me santa claus, mas sou eu a par do rui lopes que vamos na frente das estatisticas, tenho tido alguma influência nos jogos pela positiva, e prémios nada, mas continuarei a lutar por eles. em relação ás novas aquisições para esta época, penso que vieram trazer uma mais valia ao grupo, e tem-se visto nos jogos, tirando os mais inconsequentes e os mais desatentos.

Anónimo disse...

Eu cá só quero reclamar porque esta semana não me foi atribuído o prémio de jogador mais desatento tal como tinha sido na passada semana...

Um gajo esforça-se por isso e depois nada...

Pior... na descrição como razão para a atribuição do jogador mais desatento está indicado "encostado a uma linha da defesa"...

Sr. Comentador, o jogo tem diversas linhas, para além das que estão marcadas no solo, e por se jogar na linha defensiva um jogador não é mais desatento do que os que jogam na linha média ou na linha avançada...

O jogo não é propriamente como o gráfico da corrida mais louca do mundo em que onde está a bola tem de estar toda a gente...

E mais... quando se está a perder por alguns e se continua a perder tempo também poderá ser para não se perder por mais...

Resumo: Acho completamente injusto que o prémio não me tenha sido atribuído!

PS - Deixo só uma pergunta... se o Sr. Comentador está tão atento a todos os desenvolvimentos do jogo não será que o prémio do jogador mais desatento lhe deveria ser atribuído??? Fica a pergunta no ar...

ViP disse...

Bom, caro anónimo Pirralha, folgo em saber que também lê o blogue.
Quanto às suas questões, ao dizer que um jogador esteve encostado à linha, salientei que esteve encostado à linha lateral da defesa, o que não ajuda muito, apenas nas jogadas desse lado. Ora quando atacam 3 e 1 fica a defender, mas fá-lo só de um lado, deixa muito espaço.
Perder tempo para não perder por mais??!! Mas estamos a jogar para a 2ª mão? Enfim, é verdade que me entrego ao jogo, por vezes me passo da cabeça, mas é porque naquele jogo quero ganhar. Acabado o encontro, amigos como sempre.
Quanto a estar atento ao jogo, é fácil. Consigo fazer mais do que uma coisa de cada vez.
O importante disto tudo é que somos capazes de nos divertir com estes jogos. Isso é muito bom!

Anónimo disse...

A minha indignação é que ninguem fala da agressão de que fui vitima, ao levar uma cabeçada no meu cotovelo.......e isso não causa apenas dor fisica , mas tambem uma grande magoa !!!!!