segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Uma consciência liberal?

E o Nobel foi para Paul Krugman, um economista da Universidade de Princeton - já é o 5º desta Universidade - e colunista no New York Times. (A propósito, o seu Blog neste jornal chama-se The conscience of a liberal).

Este é um nome que é muito provavelmente conhecido para todos aqueles que estudaram economia internacional.

Ao que parece Paul Krugman tem sido um grande crítico da administração Bush e da sua política económica. Talvez esteja aqui o tal sinal de que falava há uns dias atrás. Mas como é óbvio, isto é apenas pura especulação da minha parte. Resta apenas registar o nome e esperar pelo que o próximo ano nos reserva.

2 comentários:

ViP disse...

Deve-se a que parte dos seus estudos este prémio em 2008? Houve algum estudo recente que foi agora valorizado ou são as teorias que estudámos no ISEG?

DeKuip disse...

Foi galardoado por causa das suas contribuições na área da economia internacional (e daí o lembrarmo-nos dele no ISEG), economia da localização e espacial (factores económicos que explicam a geografia humana). Como em todas as nomeações há quem ficou muito contente com a atribuição do prémio (http://www.ladroesdebicicletas.blogspot.com/) e quem ficou extremamente deprimido com ela(http://austrianeconomists.typepad.com/). As "más línguas" dizem que ele também poderia ter sido galardoado por ter sido um dos que preveu a housing bubble nos EUA (que está relacionada com o que nos está a acontecer hoje em dia).